Cambé recebeu nesta terça-feira (28) duas importantes ações do Governo do Estado para melhorar os atendimentos de saúde e também intensificar os serviços de segurança pública. Em visita à cidade da Região Norte para liberar o trânsito em parte do Viaduto Bratislava, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou o repasse de R$ 1 milhão para a ampliação da estrutura do Pronto Atendimento 24 horas do município – a contrapartida municipal é de R$ 363.937,05. Ele confirmou também a transformação da 4ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar de Cambé em Companhia Independente, atendendo a uma reivindicação antiga da população.
“São investimentos em infraestrutura com o viaduto, em segurança e também na saúde para fazer do Paraná o melhor estado para se viver no País. Isso só é possível com muito planejamento, organização e disposição para melhorar a vida da população”, afirmou o governador.
O investimento vai permitir aumentar a estrutura oferecida pelo Complexo de Saúde Pronto Atendimento 24h Maria Anideje e Unidade Básica de Saúde Dr. Algacyr Ferreira. O espaço será ampliado em 400 metros quadrados, com objetivo de integrar os serviços de Pronto Atendimento. Atualmente a unidade está em funcionamento em um prédio que não atende as condicionantes legais, apresentando problemas estruturais e depredação em consequência do vandalismo.
A obra prevê novo acesso com circulação interna para a edificação existente; entrada exclusiva para ambulâncias por meio do setor de Urgência e Emergência; além de melhorias no acesso dos plantonistas, acessibilidade de veículos e de cadeirantes. O espaço vai ganhar também uma sala para instalação de raio-X.
“O investimento garante a qualidade necessária para a unidade de saúde, para que as pessoas possam ser bem acolhidas e bem atendidas. Com essa estruturação, tanto o corpo clínico quanto os pacientes passam a contar com mais qualidade durante os procedimentos médicos”, disse o secretário estadual da Saúde, Cesar Neves.
O complexo em funcionamento atualmente conta com uma área de 520,27 metros quadrados e tem seis consultórios médicos, sala de inalação, de curativos, de vacinas, esterilização, expurgo (equipamento de descarte de resíduos), sala de emergência, sala de observação, além das salas administrativas, recepção e banheiros.
“Tivemos que mudar às pressas para esse prédio novo, mas a instalação ainda não era a mais adequada. O Governo do Estado vem agora para dar esse suporte. Isso vai nos permitir desafogar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e cuidar melhorar das pessoas que precisam de atendimento médico”, disse o prefeito de Cambé, Conrado Scheller.
SEGURANÇA – Ratinho Junior confirmou também a transformação da 4ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar de Cambé em Companhia Independente. Com isso, a unidade dará suporte a todo o município, cuidando da segurança de mais de 108 mil pessoas, de acordo com a estimativa populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A expectativa, com a nova companhia, é reduzir os índices criminais na região, além de garantir um reforço no efetivo policial e de viaturas, permitindo intensificar no patrulhamento preventivo e ostensivo da cidade.
“O que isso representa: um maior contingente de policiais em Cambé, mais equipamentos e mais estrutura para as polícias, com o objetivo de garantir segurança para o paranaense. Fruto de ações do Governo do Estado como a convocação de 3,4 mil militares, entre policiais e bombeiros, que autorizei nesta semana”, destacou Ratinho Junior. “É uma medida histórica para Londrina, Cambé e região”.
“Com essa independência passamos a ter mais autonomia e deixamos de depender de outros batalhões”, destacou Conrado Scheller.
PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti; a coordenadora regional da Casa Civil, Sandra Moya; os deputados estaduais Tiago Amaral, Cobra Repórter e Tercílio Turini; o comandante regional da Polícia Militar do Paraná, coronel Cesar Kister; o vice-prefeito de Cambé, José Carlos Camargo; o presidente da Câmara de Vereadores de Cambé, Fernando Lima; o comandante do 5º Batalhão da PMPR de Londrina, tenente-coronel Nelson Vila; o comandante da 11ª Companhia Independente de Cambé, capitão Marcelo Vieira; o comandante do 30º Batalhão da PM-PR, major Marcos Tordoro; o prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre; além de lideranças politicas e empresariais da região.