Com o tema Inovação e Produção de Grãos com Sustentabilidade, a 27ª Expotécnica deve reunir cerca de 3 mil pessoas em Sabáudia, nos dias 13, 14 e 15 de julho. Os visitantes poderão conhecer tecnologias de diversas áreas como soja, milho, trigo, manejo do solo e da água, inovações no agronegócio, energias renováveis e silagem. Haverá também uma feira da agroindústria, exposição de máquinas e equipamentos. É o maior evento do setor agropecuário realizado em uma propriedade rural.
A feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Agricultura do Paraná – Seagri/Seab, e a Prefeitura. A realização fica por conta do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e da Associação dos Agricultores e Empreendedores Rurais Familiares de Sabáudia.
Participam da Expotécnica, ainda, mais de cem empresas parceiras. Toda a programação é direcionada a agricultores familiares em geral, técnicos, estudantes e pesquisadores. Durante todos os dias as atividades vão acontecer das 08h às 16h.
MIP E MANEJO DO SOLO – O sítio São José, na Comunidade do 21, de Cláudio Vicente D’Agostini, vem sendo preparado há meses para receber os visitantes. A área de 1,5 hectare está dividida em diversas parcelas onde várias tecnologias serão demonstradas. Os organizadores pretendem estimular a produção de grãos, priorizando o desenvolvimento econômico e sustentável da agricultura familiar.
De acordo com Romeu Suzuki, gerente regional do IDR-Paraná de Apucarana, a Expotécnica é o principal evento para os agricultores da região. Ele destacou, ainda, que está prevista também a visita de produtores das regiões de Maringá, Londrina e Cornélio Procópio.
Durante a feira os visitantes também poderão conhecer programas e projetos oficiais dos governos federal e estadual para a agricultura familiar. De acordo com Suzuki, o evento é uma oportunidade para promover o contato direto entre produtores, instituições de pesquisas, assistência técnica, extensão rural, financeiras, indústria de equipamentos, insumos, entidades públicas, colégios agrícolas e universidades federais, estaduais e regionais.
Ele acredita que um dos temas que deve chamar a atenção dos produtores neste ano é o controle da cigarrinha do milho, praga que causou prejuízos consideráveis na última safra. “Não temos uma solução única e rápida para o problema, mas recomendamos a aplicação do Manejo Integrado de Pragas (MIP), que pode diminuir os danos da cigarrinha”, observou Suzuki.
Ele acrescentou que as práticas de manejo do solo para tolerar períodos de estiagem é um tema que deve atrair os visitantes.
Todas as tecnologias expostas durante a Expotécnica têm como objetivo incrementar a produtividade e melhorar a renda dos produtores familiares.
INSCRIÇÕES – A feira conta com uma programação extensa nos três dias. Alguns dos eventos têm vagas limitadas a 80 participantes por atividade e exigem inscrições antecipadas. Elas podem ser feitas por meio deste LINK ou na unidade municipal do IDR-Paraná.
Além da área onde foram instaladas as parcelas, o auditório central da Expotécnica será palco de alguns eventos. O primeiro deles é o 27º Encontro da Mulher, no dia 13, a partir das 9h. O tema principal será “Saúde e agricultura familiar: estratégias para uma agricultura livre de agrotóxicos”. Na mesma data, a partir das 13h30, acontece o encontro RenovaPR e a Produção de Energia Renovável no Campo.
Na quinta-feira, dia 14, os participantes poderão debater a Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – um novo negócio na agropecuária, a partir das 13h30. No dia 15, sexta-feira, as Boas Práticas e Integração Lavoura & Pecuária – eficiência, sustentabilidade e rentabilidade na propriedade estarão em debate, a partir das 13h30.