As obras de conservação das rodovias do Noroeste do Paraná seguem a todo vapor. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está quase concluindo o trecho da PR-082, entre os municípios Cidade Gaúcha e Nova Olímpia, com extensão de 18,89 quilômetros.
Já foram feitos os serviços de fresagem do antigo pavimento para realização dos remendos necessários, aplicação de uma capa asfáltica com 4 centímetros de espessura utilizando asfalto modificado com polímeros que abrangerá todo o trecho, bem como os serviços de recomposição das sarjetas de concreto. Para entrega das obras, está sendo finalizada a pintura da sinalização horizontal.
A obra na PR-082 faz parte de um pacote de conservação e manutenção de 307,56 quilômetros de rodovias do Noroeste. O contrato teve início em novembro de 2021, com serviços previstos até o fim de 2023. O Governo do Paraná investiu R$ 53.254.177,99 para recuperar as estradas de toda a região.
Com a atual gestão do Governo do Paraná, as obras de conservação na região estão saindo do papel. A manutenção das estradas estava prevista em uma licitação do governo anterior, um antigo lote do programa Conservação de Pavimentos do DER/PR, que foi suspenso e teve contrato rescindido sem que fossem executados os serviços.
“A conservação dessas rodovias estava sendo aguardada há muitos anos pelos moradores do Noroeste do Paraná. São pelo menos 16 municípios beneficiados, que juntos somam mais de 200 mil habitantes. Para nossa gestão é uma enorme satisfação poder realizar a recuperação das rodovias dessa região trazendo mais segurança e conforto aos usuários”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.
Além da PR-082, estão em execução ou previstas obras na PR-182, PR-180, PR-479, PR-482, PR-498, PR-554, PR-555 e PR-576. As rodovias beneficiam diretamente os municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Floraí, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Nova Esperança, Nova Olímpia, Presidente Castelo Branco, Rondon, São Carlos do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapira e Terra Boa.
PROGRAMA – O contrato prevê serviços de remendos profundos e superficiais, tapa-buracos, remoção do revestimento exsudado (fresagem), reperfilagens em trechos descontínuos, aplicação de soluções técnicas com massa asfáltica polimerizada, microrrevestimento asfáltico, além de um novo sistema de drenagem para escoamento de água nos dias chuvosos. Também são executadas a pintura da sinalização horizontal com tinta de resina acrílica.
Ele é parte do Proconversa, um programa intermediário do DER/PR, visando garantir a conservação e boas condições de segurança das rodovias estaduais, enquanto está em elaboração o próximo programa de conservação. Para esta nova iniciativa estão sendo elaborados projetos que irão contemplar soluções mais modernas, embasadas por uma cuidadosa análise das condições do pavimento da malha estadual. Será uma nova modelagem para este tipo de contrato, com indicadores de desempenho e resultados mais eficazes e duradouros.