O teatro Unisep, em Francisco Beltrão, na região Sudoeste, foi palco da primeira apresentação do projeto Crianças no Teatro, com a peça “A Princesa Cansada e o Animal Bocejante”, nesta quarta-feira (26). Essa é uma iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e PalcoParaná, com apoio da Audi Brasil. As festividades na cidade vão até o dia 28.
A intenção é levar o acesso à cultura e a experiência do teatro para crianças entre 6 e 12 anos de escolas públicas de todas as regiões do Paraná. A estreia do espetáculo, realizado pela produtora cultural Parnaxx, divertiu e encantou os pequenos beltronenses que, a partir da proposta da peça, puderam interagir com os atores em cena em diversos momentos. Para muitas das crianças presentes, o espetáculo foi a primeira experiência em um teatro.
A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou a importância do projeto para a formação de plateia e valorização dessa forma de arte. “Esse projeto estimula os nossos ‘paranaenses do amanhã’ a sentirem emoção com a arte ao estar no teatro pela primeira vez e desperta para o consumo da cultura”, afirmou. Ela fez a abertura da programação. Os espetáculos também passam por Pato Branco na semana que vem.
Além das apresentações, o projeto Crianças no Teatro prevê uma mediação de conhecimento entre o público e as histórias contadas envolvendo alunos e professores. Essa troca promove tanto enriquecimento cultural, como valores educacionais.
Para Laura Haddad, diretora do PalcoParaná, é a experiência teatral mais completa que existe. “Esse projeto é um desejo antigo do nosso governador, que, ao invés de levar o teatro para as escolas, faz com que as crianças venham ao teatro, vivenciem essa experiência e participem de um trabalho continuado por meio dessa mediação”, disse.
Reforçando a importância do acesso à cultura para todos os municípios, Vilmar Mazzeto, diretor de Cultura de Francisco Beltrão, parabenizou o projeto por descentralizar os espetáculos para as crianças do Interior do Estado. “É um projeto que sai da Capital, que circula os espetáculos. É de uma grandiosidade porque o interior nem sempre têm esse acesso”, destacou.
- Teatro Guaíra abre processo seletivo para ingresso na escola de dança
- Semana terá distribuição de livros e programação especial na Biblioteca Pública do Paraná
O projeto Crianças no Teatro fará 132 apresentações na primeira edição. Após a apresentações nas duas cidades do Sudoeste, estão previstas agendas, a partir de 2023, em Maringá, Umuarama, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, entre outros municípios.
Serviço:
Crianças no Teatro – A Princesa Cansada e o Animal Bocejante
Francisco Beltrão, de 26 a 28 de outubro, às 9h e às 14h
Teatro Unisep – Rua União da Vitória, 14 – Miniguaçu
Pato Branco, de 31 de outubro a 7 de novembro, às 10h e às 15h
Anfiteatro da UTFPR – Via do Conhecimento s/n – KM 01
Nas duas cidades haverá uma sessão com acessibilidade para estudantes surdos e com dificuldades auditivas, com a participação de um intérprete de Libras.