Professor Alcione e a revolução na área educacional em apenas 3 anos de gestão em Colombo

Ivan de Colombo

Nesse primeiro de maio, Dia do Trabalho, minha homenagem vai para o professor Alcione Alcione Luiz Giaretton. Há quase 3 anos acumulando o cargo de vice-prefeito e secretário de educação(sem remuneração), o Professor Alcione reorganizou o sistema educacional no município ao valorizar a classe de educadores e investir em melhorias nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas, ofertando melhorias significativas à qualidade de ensino e suporte aos educadores, Até agora são cinco(5) escolas em construção e outras três(3) em fase de projeto que possuem critérios sustentáveis com a instalação do sistema de captação e armazenamento de energia solar e de água de chuva para atender a questão da sustentabilidade e meio ambiente e propiciará ainda economia significativa para os cofres públicos. Além disso, os investimentos se estendem na reforma de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)”, esclarece o secretário.

Com “visão pedagógica” e propósito de tornar efetivo o direito de todos à educação e ao Atendimento Educacional Especializado(AEE), Colombo conta com duas clinicas destinadas às pessoas que requerem uma prática pedagógica adequada. Uma clinica está localizada no bairro São Gabriel e outra na sede do município. Nessas clinicas os alunos contam com psicopedagogos, psicólogos e nutricionistas, uma equipe completa de profissionais para atender melhor  às suas necessidades.

Durante o período que ocupa o cargo de secretário de educação, os investimentos na área educacional vem sendo o maior da história dos últimos 133 anos, dando grande nomenclatura ao ciclo da aprendizagem em referencia à educação de qualidade. Vale lembrar que a educação é uma das paixões do secretário que trabalha com o propósito de tornar efetivo o direito de todos à educação de qualidade. “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem” (Paulo Freire)

Em pleno século XXl a tecnologia demorou a fazer parte do sistema do ensino colombense, causando sérios problemas com a exclusão digital aos nossos alunos e professores. De forma inovadora, uma nova plataforma de ensino foi elaborada abrindo  portas para o futuro, entre as medidas adotadas, a secretaria de educação “conectou as escolas” e distribuiu notebooks aos professores, um equipamento tecnológico que facilitou a elaboração das aulas, contribuindo com as novas diretrizes educacionais, proporcionando mais conhecimento aos alunos e ao professor nas horas livres para dedicação à família e ao lazer.

A realidade do ensino é outra, uma Colombo com investimento maior na educação básica pública, conectado com o mundo digital, possibilitando inserir a tecnologia no sistema educacional, ” deletando” um sistema antigo que na contramão da tecnologia causava desigualdade e retrocesso no desenvolvimento educacional, onde precisava ser abrangente e bem planejada para garantir que o sistema de educação fosse de qualidade, dando  ênfase acentuada na educação superior onde a  pouco tempo atrás não existia. “Não existe mágica na educação, apenas conhecimento e trabalho para vencer uma crise de aprendizagem”.

Até agora são 36 meses de muito trabalho e desenvolvimento na gestão do prefeito Helder Lazarotto e Professor Alcione para reorganizarem o sistema educacional e outras ações que proporciona tornar efetivo o direito de todos em contar com investimentos de grande porte em diversas áreas, por exemplo a construção do hospital para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Em relação a educação, podemos usar a nova palavra do dicionário para referir que estamos diante do “Pelé ” da educação dos últimos 133 de Colombo.

Share This Article
Leave a comment