Na esfera politica é normal ver um politico com mandato destinar recursos para a cidade onde possui o seu domicilio eleitoral, mas como explicar uma liderança politica sem mandato trazer R$ 1.277.500,00 (um milhão, duzentos e setenta e sete mil e quinhentos reais)para Colombo?
Nessa semana o prefeito Helder Lazarotto, em seu gabinete, acompanhado por Maicom Martins, agradeceu pelos recursos que o município vem recebendo através de sua representatividade. “Os recursos foram aplicados em diversas áreas, mas principalmente em nossa APAE. Nosso agradecimento ao Maicon Martins, que é uma liderança importante em nossa cidade e assessor do deputado federal Aliel Machado”. Na manhã desta quarta-feira(22), recebemos em nossa redação a visita de Maicon Martins, morador no bairro J. Monza, Jornalista, escritor e ativista político.
A pedido do entrevistado, o quadro “BIC Entrevista” não foi gravado em vídeo.
Ivan: Maicon, em sua carreira na área da política você até hoje não encontrou o seu espaço e não possui uma identidade partidária definida, além de ser considerado uma pessoa insegura! Qual o motivo?
Maicon Martins: Acredito que encontrei a minha identidade, mas não sou ligado a grupos políticos e nem partidos, apesar de ter feito uma escola boa no MDB. Não diria insegurança, mas sim um pé atrás, pois experiências anteriores na política me deixaram assim, apesar de ser político, sou arisco com alguns.
Ivan: Em sua atuação política sempre esteve ao lado da oposição. Você não consegue fazer parte de um grupo de situação?
Maicon Martins: Na verdade não gosto muito do termo “oposição” ou “situação”, ambos os lados querem fazer algo. Sempre fui muito crítico, até mesmo quando estive dentro de uma administração entre 2018 a 2020. Me vejo mais crítico do que um opositor. Em Colombo os “grupos” estão fechados.
Ivan: A política é injusta ou existem muitos políticos mal intencionados? Vc sempre foi marcado por ser muito crítico, inclusive levou várias vezes algumas questões para o lado pessoal. O que mudou do antigo “agitador” para o Maicon candidato a vereador na eleição anterior?
Maicon Martins: A política é a ferramenta mais justa para as mudanças da sociedade. O lado ruim é que pessoas despreparadas assume o poder, em diferentes esferas. Mas tem sim muitos mal intencionados. A maturidade! Mas não me arrependo das atuações que tive enquanto político, elas me fizeram crescer e aprender. Sobre o lado pessoal, é inevitável, pois o Maicon Martins político, é o mesmo como pessoa. Não sou um personagem e acredito que não conseguiria ser. Sou intenso em tudo que faço. Não diria que era agitador, mas sim a intensidade estava aflorada na pele. Mas apesar de ser crítico, eu sempre ouvi e ouço as pessoas que gostam de mim, as vezes até as que não gostam. Pois não sou o dono da razão e não tenho problema nenhum em pedir desculpas quando cometo erros.
Ivan: Você sempre foi muito emocional, as vezes por pressão, você não acha que isso é um entrave para quem deseja fazer parte de um grupo ou ser atendido em e suas demandas?
Maicon Martins: Na verdade não é imaturidade e nem pressão, acredito que mais decepção. Pois todos nós atuamos e agimos com as pessoas (políticos) como gostaríamos que agissem com a gente. Não procuro fazer parte de um grupo, procuro ser um representante da população sem estar em um grupo ou outro, apesar de ser uma consequência, não é minha prioridade, mas se faço parte de um grupo procuro sempre ajudar. E sobre as demandas, não são minhas, mas sim da população. Sou apenas um porta voz, assim como muitos são.
Ivan: Atualmente como vc se define como pré-candidato a vereador?
Maicon Martins: Apesar de gostar da política, dos bastidores, nunca me vi na frente, ou seja, como o candidato. A eleição de 2020 foi um divisor de águas na minha vida profissional, percebi que a amizade, a confiança que as pessoas tinham em mim, me fez ter uma excelente votação. Apesar de não ter sido eleito, continuei trabalhando, assim como faço desde pequeno. Hoje eu tenho um grupo, não político, mas de amigos, onde meu nome internamente está entre os favoritos pra ser escolhido como candidato em 2024, mas não se trata de um projeto pessoal, mas de pessoas que querem algo diferente, e posso ser um representante, assim como muitos ali podem e possuem capacidade pra isso. Se meu nome for escolhido aceitarei o desafio.
Ivan: Atualmente como é a sua atuação na politica?
Maicon Martins: Atualmente faço parte da equipe de trabalho, do Deputado Federal Aliel Machado e minha identidade é de luta para que a população tenha seus desejos atendidos, por conta disso estamos trabalhando e já conquistamos mais de UM MILHÃO E MEIO para a cidade. Eu senti e sinto na pele a falta de um sistema político, em todas as esferas, que seja de fato voltado para a população que mais precisa. Aliel e Maicon possuem a história de vida parecidas, assim como a trajetória política, claro que ele mais avançado que eu. A parceria com o Deputado vem desde o movimento estudantil, e graças a Deus hoje juntos, podemos ajudar a população com emendas que de fato mudam a vida das pessoas, salvam vidas, assim como foi a que trouxemos para a área da saúde de Colombo em um momento de pandemia.
Ivan: Para finalizar, faça uma análise da sua primeira candidatura à vereador e o que você pretendia fazer caso tivesse sido eleito ?
Maicon Martins: Apesar de não ter sido eleito, tivemos uma grande vitória política, quando digo tivemos, me refiro ao grupo de amigos que estiveram ao meu lado, levando não o meu nome, mas o nosso projeto, as nossas ideias, as nossas vontades. Os desejos da campanha de 2020 são os mesmos de quando fui eleito no Grêmio Estudantil do Colégio Jardim Monza (hoje Helena Kolody), ajudar as pessoas, ajudar a mudar as vidas dos jovens e das famílias por meio de um trabalho sério, voltado aqueles que realmente precisam. Esse é o desejo que ainda carrego em mim. Como assessor parlamentar, estou conseguindo fazer um pouco, mas ter um mandato, ajudaria muito. Agradeço ao Blog Ivan de Colombo pela oportunidade de poder mostrar quem realmente somos, o porque de muitas atuações.