O Partido Social Democrático (PSD) surge como protagonista político em Colombo, fazendo história após o fechamento da janela partidária. Oito vereadores estão na legenda aptos a disputar as eleições de 2024, que são eles: Doliria Strapasson, Ratinho Gotardo, Pastor Evandro, Sidinei Campos, Renato da Farmácia, Rodrigo Coradin, Vital Cabelereiro e Joel Bueno. Essa conquista não apenas consolida o PSD como a maior bancada na Câmara Municipal, mas também reflete uma articulação política sem precedentes unindo importantes líderes locais, como as professoras Catarina e Ivete Chemim Strapasson, Dra Nalinez, Isabella Andrade, Pastor Abelardo, Antoninho Barth Neto, Tininho Melo e Edson França. Essa composição, ficou conhecido como o fenômeno “chapão”.
Essa convergência em torno do prefeito Helder Lazarotto, demonstra o reconhecimento e apoio à sua gestão, que alcança 70% de aprovação por parte da população e o destaca entre os cinco melhores prefeitos do Paraná.
Lazarotto, em três anos de gestão, deu início a uma das obras mais esperada pela população em 133 anos: a construção do tão sonhado Hospital Público de Colombo. Segundo: a CITCOL (Cidade Industrial, Tecnológica de Colombo), que tem sido promessa por parte do prefeito e que virá ainda no primeiro semestre. São dois fatores que mudarão para sempre o município. Além desses feitos, há mais de 30 anos um prefeito de um mesmo partido do governador NÃO governava Colombo. Helder Lazarotto, tem o apoio do governador Ratinho Junior, que ostenta 80% de aprovação perante a população colombense. Essa união tem feito uma diferença e fará com maior peso ainda, nas eleições deste ano.