“Reconhecimento e Gratidão: A Transformação do Bairro Ana Terra com a Pavimentação de Helder Lazarotto”

Ivan de Colombo
Meu pai! Um morador que contribuiu com o desenvolvimento do bairro.

Eu, Ivan de Colombo, Gostaria de expressar minha sincera gratidão ao prefeito Helder Lazarotto pelo trabalho de pavimentação no bairro Ana Terra , uma mudança que transforma profundamente a vida dos moradores. Meu  pai (In memoriam ) e minha mãe hoje com 82 anos, são pioneiros, desde 1983, onde no bairro existiam apenas duas casas, eles vivenciaram  anos de dificuldades em um bairro que não contava com infraestrutura básica. Passei toda a minha  juventude nesse bairro e conheço toda a história do Ana, desde o córrego com sua água limpa,  as noites de luar, bosques e campos floridos…

Naquela época, o ponto de ônibus mais próximo era na Estrada da Ribeira, e, em dias de chuva, os moradores tinham que encapar os calçados com sacolas para enfrentar a lama. O mercado mais próximo era o Marcondes e Roberto, e o asfalto era um sonho distante.  

As dificuldades eram imensas, e meu pai, um verdadeiro batalhador, precisou escavar um poço de 22 metros para garantir água para nossa casa, já que o bairro não tinha água encanada, o mesmo trabalho fez aos vizinhos.  A iluminação ficava por conta de um simples lampião, pois também não havia energia elétrica.

Mas meu pai nunca se acomodou. Junto com os vizinhos, os irmãos Anildo, Antônio, Osvaldo e José, eles compraram postes da Copel e pagaram pela extensão da rede elétrica, além de financiar a extensão da rede de água da Sanepar, sempre de forma comunitária, com muito esforço e sacrifício.

Foram muitos anos de sofrimento para os primeiros moradores. Enquanto o bairro crescia, as benfeitorias aconteciam em outros lugares, e o Ana Terra seguia esquecido. Até que, finalmente, nessa gestão do prefeito Helder Lazarotto, a pavimentação das ruas começaram a acontecer, trazendo dignidade e esperança para quem esperou tanto tempo. São várias ruas que estão recebendo a pavimentação, mas  eu sito como exemplo  a Rua Francisco Kânia , onde eu morava quando criança e que agora recebe a pavimentação. Não importa se é no fim de seu mandato; o que importa é que a obra está sendo feita.

Rua Francisco Kânia

 

Foram 45 anos de espera, todos os ex-prefeitos que antecederam o atual prefeito Helder Lazarotto, tiveram a oportunidade de realizar a pavimentação dessas ruas( Rua Francisco Kânia, Travessa Roddie Moraes, Rua João Pinto Martins e   Rua Justo Betinardi), seja no início ou no final de seus mandatos, mas nenhum fez.

Parabéns, prefeito Helder Lazarotto! O morador consciente saberá valorizar seu trabalho, e a lama e a poeira finalmente farão parte do passado.

Share This Article
Leave a comment