A verdade sobre a Santa Casa de Colombo e o início da segunda etapa da reabertura

Ivan de Colombo

DSC_3909Diz o ditado que falar até papagaio  fala, mas dizer a verdade é mérito para poucos. A Santa Casa de Misericórdia de Colombo, reaberta em 23 de novembro de 2015, ainda hoje é motivo de disputa politica e de egos  inflamados. Enquanto muitos negam sua reabertura e escondem a verdade,  ela já realizou 3.985 atendimentos por mês, distribuídos entre Consultas e Exames laboratoriais. Somente no atendimento a consultas foram realizadas em média 1.350 em diversas especialidades(Nutricionista, Cardiologista, Proctologista, Urologista, Oftalmologista e Vascular). Em relação a exames, mensalmente foram 2.635 atendimentos(Ecografia, Espirometria, Eletrocardiograma, RaDSC_3902i0-x, Mapeamento de retina e Análises Clínicas). Essas eram as especialidades liberadas pelo Conselho Regional de Medicina-CRM para serem realizadas na primeira fase de reabertura da Santa Casa, lembrando que a reabertura como hospital contempla 3 etapas, conforme veremos  a seguir.  Todos os atendimentos foram realizados através do convênio firmado com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Colombo. A  Santa Casa está sendo de  fundamental importância para diminuir as filas  de esperas e na diminuição de atendimentos nos prontos-socorros e Unidades de Saúde do Municipio.

De acordo com o diretor financeiro Diogo Vasconcelos, essa semana  a justiça liberou recursos na ordem de R$ 950 mil reais que estavam bloqueados, referente ao convênio firmado com o Governo do Estado. Os recursos serão utilizados na compra de equipamentos para instalação do Centro Cirúrgico e as alas de internamentos que fazem parte da segunda etapa da reabertura.

 Segunda Etapa

Após serem efetivadas todas as exigências da primeira etapa o próximo passo será o inicio imediato dos trabalhos para a concretização da segunda fase da reabertura, conforme determina o ajuste de conduta assinado com o CRM- Conselho Regional de Medicina. Nessa segunda etapa, serão retomadas as cirurgias eletivas e as alas de internamento. Já a emergência da instituição está programa para a  terceira e ultima etapa onde serão realizados os atendimentos de emergência e a reabertura oficial como Hospital com a instalação de UTI.

santa casa de colombo beti reabrindoNo município de Colombo, ainda existem pessoas que torcem contra a Santa Casa e andam divulgando inverdades sobre a sua reabertura. Parafraseando meu amigo Elias Glauco ” não acredito que seja maldade, nem hipocrisia, mas falta de conhecimento”. 

Independente se foi a prefeita Beti Pavin que lutou pela sua reabertura, ou o Dr. Joaquim Rauli que como interventor nunca desistiu e continua firme até a conclusão da ultima etapa quando teremos o hospital funcionando, o  importante é que a Santa Casa está de portas abertas para atender a população que precisa dela.

O vídeo abaixo é muito esclarecedor  para as pessoas de bom senso que querem saber  a verdade.

 

Vídeo da reabertura e inicio da primeira fase em 20 de Novembro

 

 

 

Share This Article
Leave a comment