A difícil tarefa de ser eleito vereador em Colombo

Ivan de Colombo
Apesar de ainda não estar liberado a campanha para a disputa pelas vagas de vereadores e para o cargo de prefeito, a disputa nos bastidores é acirrada. No palco do “octógno o que vemos é muita vaselina. Os vereadores Nivaldo JNP(PV), Micheli Mocelim(PMDB), e Clodoaldo Camargo(PSB), tiveram dificuldades em serem aceitos em seus novos partidos, já Eurico Dino, após ir ao nocaute no PV, foi convidado para integrar a equipe do PR.
As dificuldades não foi apenas para quem está em pleno exercício de mandato, envolveu também os pré-candidatos com potencial de votos que poderia ameaçar os atuais vereadores. Esse foi o caso do ex-vereador Ângelo Betinardi e do ex-candidato a prefeito Dr. Antoninho. Para esses dois várias portas foram fechadas até que PSDB e PTC resolveram aceita-los. O que todos devem saber é que política se faz prestigiando as bases, se faz com votos, porque o combustível da politica é o voto.
O segundo round foi marcado pela dificuldade para conseguir vagas para os novos calouros, pois a cota beneficiava primeiramente os pré-candidatos(veteranos) com capacidade acima de 500 votos. Tanto do lado da oposição como situação a luta foi acirrada para conquistar esses candidatos na intenção  do partido  fazer o maior número possível de cadeiras. Esse foi o caso do PSDB, PTdoB, PTC, PSDC e PRB. Na nossa política o ultimo que afirmou que “vaca voa” poderá ser cassado na próxima segunda-feira, 02 de maio.
 Não estou afirmando que esses candidatos filiados nos partidos citados tem mais chances de serem eleitos pois temos os vereadores dos partidos solidariedade, PTB, PMDB, PP, PV que buscam a reeleição e é  evidente que aquele que tem o poder nas mãos leva uma ligeira vantagem em relação aos demais candidatos. Tudo vai depender do que vai acontecer nas convenções, estou no campo das probabilidades. Na política muitas vezes você tem que apostar no imprevisível, mas difícil será imaginar a união dessa mistura de incompatibilidade de gênios, interesse, egoísmo, vaidade pessoal e prepotência  que os candidatos “migrantes ” levam para suas novas legendas.
Por outro lado, os esvaziamento de partidos como PMN, PT, PMDB e PSC, já está causando uma grande dor de cabeça e seus candidatos enfrentarão sérios problemas nessa eleição. Para finalizar digo que tudo vai depender exclusivamente de como será a articulação política de cada partido, o que dará o tom dessa disputa.
Quem viver verá …
Share This Article
Leave a comment