Carta proposta de conscientização do Autismo foi entregue aos vereadores na Câmara Municipal de Colombo

Ivan de Colombo
Romualdo Uniczycki, Vagner Brandão e o pequeno Migel.Foto: BIC
Romualdo Uniczycki
Foto: BIC

Na ultima terça-feira(28), o Sr. Romualdo Uniczycki, pai de autista( acompanhado pelo filho Miguel), representando  o Movimento de Pais de Autistas de Colombo, fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal para apresentar aos vereadores a Carta Proposta de Ações, Estudos de Projetos, Tema Conscientização do Autismo(O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos de Espectro Autista – TEA). O documento foi entregue em mãos ao presidente da Casa Legislativa vereador Vagner Brandão.

Romualdo Uniczycki, Vagner Brandão e o pequeno Migel.Foto: BIC

No próximo dia 02 de Abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. ” O documento que elaboramos e que entregamos a esta casa, poderá ajudar a nortear as ideias e esclarecer as dúvidas sobre o Autismo, pois somente com a sua compreensão e com muita boa vontade, conseguiremos melhorar a qualidade de vida das nossas crianças” disse Romualdo.

Foto: BIC

No documento entregue aos vereadores, constam propostas de ações simples que farão a diferença para cada criança com autismo e possibilita aos pais a lidarem desde a sua identificação à fase adulta, pois as pessoas com autismo necessitará de apoio e acompanhamento para a vida toda (Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo). ” Pedimos que sejam feitas campanhas de esclarecimentos junto aos pais de forma geral, mas principalmente a toda a população que ainda não compreende esta síndrome que é única para cada pessoa, as vezes confundida com birra, ou falta de educação. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, sem nenhum tipo de atraso mental, Amamos nossas crianças  do seu jeito de ser e queremos apenas que elas sejam compreendidas nas suas dificuldades sem serem agredidas ou vitimas de bulling ou educadas a margem das demais ou que vivam isoladas dentro de casa. Peço que esta casa não vire as costas para essa questão e muito menos nós para os nossos filhos”, finalizou Romualdo.

O presidente Vagner Brandão, após ler a carta em plenário, parabenizou o Movimento de Pais de Autistas de Colombo, dizendo ao Sr. Romualdo Uniczycki que pode contar com o devido apoio da Câmara Municipal nas ações  que serão desenvolvidas na divulgação e garantia dos direitos e beneficios aos portadores de autismo.

Share This Article
Leave a comment