A HISTÓRIA DA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA DA UVA !!! COMO VAI ACABAR ???

Ivan de Colombo
Após muitos anos os moradores de Colombo, finalmente poderão ver o sonho da duplicação da Rodovia da Uva, se tornar uma realidade, mas para isso  tivemos que esperar quase 5 anos para o início das obras.
Tudo começou em 2007, quando houve o anuncio da obra , mas foi em 2009 que o então governador Roberto Requião (PMDB) anunciou a  duplicação da Rodovia da Uva (PR-417), para atender um fluxo de trânsito na época de 17,5 mil veículos na região, sendo 20 mil veículos entre Colombo e o bairro Santa Cândida (zona norte da capital) , mais os mil veículos do Contorno Norte até o centro de Colombo. O governador disse que a duplicação seria feita com recursos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e que havia disponibilizado cerca de 25 milhões.

O projeto previa a duplicação de 10,4 km da rodovia, em dois lotes, com a construção de dez interseções (cruzamentos) e alguns quilômetros de vias marginais. O plano foi elaborado pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) em 2007, quando o governador anunciou a obra pela primeira vez.

Segundo a Comec, a obra demorou porque não havia recursos disponíveis. “Determinei que se viabilize a licitação”. Disse Requião. O então prefeito na ocasião, J. Camargo, disse ” a obra trará mais segurança e conforto”. 

A atual prefeita Beti Pavin, na época era deputada estadual, e Requião em seus discursos dizia”  A Beti Pavin  tem insistido muito e nos convenceu da necessidade da duplicação da rodovia.” Requião chegou a dizer que  Beti Pavin era a mãe da Rodovia da Uva. No pleito de 2010, Requião perde a eleição para Beto Richa, que logo após a posse  assume o compromisso da duplicação, mas até  o final de 2012  a duplicação da Rodovia  da Uva ainda era um sonho. 
Passado mais 3 anos, o governador Beto Richa, volta a anunciar no  mês de setembro de 2013, o início das obras e a  duplicação de 6,5 quilômetros – desde o acesso ao Contorno Norte (PR-418) na capital, até a entrada de Colombo. O projeto atual contempla canteiro central, iluminação, semáforos, calçadas com rampas de acesso e ciclovia, um investimento total de R$ 35,8 milhões, em seu discurso disse ” Com as rodovias fluindo bem é possível transportar cargas e chegar às indústrias da região com mais facilidade, diminuir o tempo de viagens, dar mais segurança aos pedestres e evitar acidentes”, diz o governador Beto Richa.
Em março de 2013,  Beti Pavin, chamada por Requião de “a  mãe da Rodovia da uva” retorna ao cargo de prefeita de Colombo e com ela a esperança da duplicação da Rodovia da Uva, justamente ao meio de uma disputa entre Requião e Beto Richa, pelo governo do estado.

Manchetes da época:
2007
Governador Requião anuncia a construção da Rodovia da Uva..


24/09/2009
O governador Roberto Requião anunciou que, dentro de 15 dias, determinará a abertura de um processo de licitação para duplicar a Rodovia da Uva, que também liga Curitiba a Colombo. “Os recursos destinado é de R$ 25 milhões para a obra

29/10/2009
O governador Roberto Requião autorizou o início do processo de licitação, que prevê recursos máximos de R$ 17,6 milhões para a realização dos trabalhos em 6,5 quilômetros do trecho.



22/10/2009
Obras da trincheira da Rodovia da Uva já estão 70% concluídas

  04/02/2010

O Governador Beto Richa vai investir cerca de R$ 15 milhões nesta primeira parte da duplicação que vai do Contorno Norte de Curitiba (PR-418) até a Rua Orlando Ceccon, em Colombo. A duplicação inicia nas próximas semanas.

09/04/2013
Beto Richa anuncia início a duplicação da Rodovia da Uva paralisado desde 2011, trabalho de duplicação abrange trecho entre Curitiba e Colombo; serão investidos R$ 37 milhões na melhoria. A empresa Leão Engenharia venceu a licitação e promete entregar a obra em dos anos.

Onde irá terminar essa história ???? Acompanhe  o comentário de Silvio kurzlop


.
Share This Article
Leave a comment