Diretor clínico do PA do Alto Maracanã, Dr. Wagner Sabino participa da Sessão virtual da Câmara de Colombo

Ivan de Colombo

O diretor clínico do Pronto Atendimento (PA) do Alto Maracanã, Dr. Wagner Sabino, apresentou informações sobre o aumento de casos de covid-19 no município de Colombo na Tribuna Livre da sessão ordinária remota desta terça-feira (23)

“Não existe nenhuma outra UPA ou Pronto Socorro do Paraná que tenha mais pacientes entubados que o nosso Pronto Atendimento”, enfatiza Dr. Wagner Sabino.
(Foto: Silmara Portes/CMColombo)

Atendendo ao convite feito pelo vereador Professor Roger (REPUBLICANOS), o Dr. Wagner Sabino, diretor clínico do Pronto Atendimento (PA) do Alto Maracanã, participou da Tribuna Livre da sessão ordinária remota realizada nesta terça-feira (23), para apresentar informações sobre o aumento de casos de covid-19 no município de Colombo.

Em suas considerações iniciais, o Dr. Wagner Sabino apresentou alguns dados e informações sobre a evolução da pandemia em Colombo. “É de suma importância que a população colombense conheça a realidade da situação em que o município vem passando em relação ao número de casos, contágio e de óbitos por covid-19. Até o momento, temos quantificado em Colombo, aproximadamente, 368 casos de óbitos. Temos 86 pacientes hospitalizados correndo o risco de ir a óbito. Temos 284 casos suspeitos e o total de confirmados de 13.150 casos em Colombo. Isso é muito grave. A propagação desse vírus está sendo muito rápida, não somente no município, mas em todo o país possivelmente relacionada a essa nova variante do coronavírus que é bastante resistente”, destacou.

O médico também apresentou dados referentes ao atendimento que está sendo realizado no Pronto Atendimento (PA) do Alto Maracanã. “No informativo de hoje (23) pela manhã, estamos com 13 pacientes entubados com coronavírus no PA do Alto Maracanã. 11 pessoas estão aguardando uma vaga na UTI e mais de 30 pacientes aguardando enfermaria para covid-19, sendo a maioria dependendo do uso de oxigênio. Hoje, conseguimos apenas três vagas hospitalares.

Tivemos três óbitos (um pela manhã e dois a tarde) não por falta de atendimento ou empenho dos profissionais. Muito pelo contrario. Os profissionais do PA estão dando o seu melhor e usando a estrutura disponível para manter os pacientes vivos. Quero que com esses números, vocês entendam o caos que está na saúde pública e o número reduzido de vagas nos hospitais sobre essa alta demanda não somente em nosso município, como nos demais”.

Outro problema relatado pelo diretor clínico foi a dificuldade de conseguir insumos futuros para sedação dos pacientes. “Estão acabando os sedativos para esses pacientes. Inclusive, o governador
Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho Júnior) pronunciou a possibilidade de comprar fora do país. Aqui no Brasil, já está praticamente escasso. Isso é uma situação que nos preocupa muito”, enfatizou.

Ainda de acordo com o convidado, conforme declaração do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, com as recentes medidas restritivas adotadas, houve diminuição em uma porcentagem bem pequena no número de casos. “Ainda falta muito para desafogarmos os hospitais, principalmente o PA do Alto Maracanã. O prefeito Helder Lazarotto não tem medido esforços para conseguir mais vacinas para o nosso município e vacinar o mais rápido possível.

Ele também tem contratado mais profissionais, tanto médicos como enfermeiros, para poder ajudar nessa luta contra o coronavírus e manter as pessoas vivas. Infelizmente, o número de casos e de pessoas internadas são muito altos para que o Pronto Socorro possa suportar essa grande quantidade de pacientes internados e, muitos deles, em estado grave. Sabemos que precisa melhorar muito ainda a saúde do município, mas tudo é possível se todos nós trabalharmos juntos”, pontuou Sabino.

Ao finalizar sua apresentação, o Dr. Wagner também enfatizou a vacinação que vem sendo realizada no município de Colombo. “Aqui na cidade, o número de vacinados, na 1ª dose, chegou em 6.603 pessoas e a segunda dose chegou a 1.638. Ainda é muito baixo o número de pessoas vacinadas. Precisamos acelerar, de alguma forma, o número de pessoas a serem vacinadas para que tenhamos uma redução real do número de casos e de óbitos. Para isso, o prefeito Helder tem acertado em fazer o consórcio de vacinas, juntamente com a Frente Nacional dos Prefeitos, para poder comprar essas vacinas mais baratas de alguns laboratórios que o Governo Federal tem liberado através do Ministério da Saúde. A gente espera a curto e médio prazo, que a população em geral seja vacinada o mais rápido possível. Quero pedir que a população redobre os cuidados, pois esse vírus é traiçoeiro”, informou.

Vários edis pediram a palavra e aproveitaram a oportunidade para parabenizar e elogiar o trabalho e o engajamento do médico juntamente com sua equipe. Também agradeceram pela participação do Dr. Sabino na Tribuna Livre e por se colocar à disposição. Na oportunidade, os vereadores fizeram suas indagações e conseguiram dirimir as questões e dúvidas que estavam pendentes de esclarecimentos. Temas como tratamento precoce, combate às fake news, vacinação, telemedicina, atendimentos psicológicos, foram alguns dos questionamentos feitos pelos parlamentares.

Na mesma linha, o presidente da Câmara, Vagner da Viação (PP), também relatou a importância da presença do convidado na sessão virtual e defendeu a necessidade de reforçar as ações e medidas de segurança sanitária visando proteger, acima de tudo, a saúde da população colombense. “Os assuntos abordados hoje são muito pertinentes, porque existem muitas dúvidas por parte da população e até mesmo de nós, vereadores. Sabemos do comprometimento do Dr. Wagner Sabino. Sempre procurando soluções para o nosso município. Sabemos que essa batalha não está sendo fácil para vocês que são profissionais da linha de frente. Sabemos que estão fazendo o possível e até mesmo o impossível para manter a vida das pessoas. Em nome da Casa, deixo o nosso agradecimento e as portas abertas do Legislativo”, disse. Fonte-  Câmara Municipal de Colombo.

Share This Article
Leave a comment