
Em comemoração a 17ª Semana Nacional de Museus, o Museu Municipal Cristóforo Colombo, com a participação da prefeita Beti Pavin, realizou no dia 17 de maio, no Bosque da Uva, o seminário “O futuro do patrimônio cultural de Colombo”.
Na abertura do evento foi realizada por um grupo infantil de capoeira do Lar Escola Luciane Mary Paris, uma apresentação de capoeira. O diretor do Museu Cristóforo Colombo, Fabio Fábio Machioski, falou que a realização do seminário já é um indicativo de avanço e elogiou o trabalho do Conselho Municipal de Cultura. Fábio citou a Igreja Matriz, a Casa da Cultura, o Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln e o Bosque da Uva, como símbolos históricos de Colombo.
A arquiteta Letícia Nardi, autora do Projeto Patrimônio Cultural Edificado da Região Metropolitana de Curitiba, falou sobre os estudos de mapeamento já realizados na região pela COMEC em 1977. Ela também apresentou os resultados do seu projeto realizado em 2016, acerca de Curitiba, e o atual projeto em andamento, focado na região metropolitana, sendo que ambos contribuem para atualizar o mapeamento de 1977.
O secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude Paulo César Cardoso, disse que o poder público vem atuando na preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade e realizando trabalhos de investigação, conscientização e preservação dos símbolos históricos da cidade.
De acordo com Letícia, só preservamos aquilo que conhecemos, por isso as pesquisas de levantamento e mapeamento são tão relevantes. Moisés Stival e Lia Ono, ambos do IPHAN, falaram como o poder público legalmente pode agir para preservar os símbolos que registram a história do município de Colombo. Também participaram do evento os vereadores Anderson Prego, Edson Baggio e Marquinho Berlesi, a secretária de Ação Social Maria de Souza, Rita Straioto, diretora de Cultura, Márcio Strapasson, secretário de Planejamento e demais convidados.


