Em 2018 em Colombo foram registrados 62 mortes violentas. No ano passado(2019), tivemos uma queda para 49 homicídios. Ainda que se leve em consideração que houve a redução de homicídios em 2019, houve um aumento no número de casos de furtos e roubos contra residências.
A sequência de assassinatos nos primeiros dias de 2020 soou como um alerta para os 243.726 habitantes que estão assustados com o aumento da criminalidade. Mesmo que o policiamento esteja sendo reforçado nas regiões com maior índice de violência, o ano de 2020 começou violento com 12 homicídios em apenas 60 dias.
A ultima morte aconteceu na tarde de sábado (7 de março). Esse numero se iguala a média do ano de 2018, o mais violento dos últimos 3 anos, onde a média foi de 6 homicídios mês. Qual a explicação para esse aumento da violência ? O mapa de homicídios registra os bairros Roça Grande, Vila Zumbi, Vila Guarani, Canguiri e Guaraituba, como sendo os mais violentos do município. O bairro Jardim Monza, registra a maior número de furtos e roubos contra residências.
.