Eleições 2012 – Já começou em Colombo Nem bem as urnas fecharam e a disputa pela prefeitura de Colombo já começou. O PSC do atual prefeito J. Camargo, não deve lançar candidato a prefeito, mas há quem garanta que irá apoiar o candidato do Governador Béto Richa, que poderá ser a vice-prefeita Rosi Cavalli. O PMDB um partido que sempre esteve no poder vive um momento delicado, pois seus dois principais nomes da política colombense não conseguiram se reeleger para a Assembleia Legislativa do Paraná. A dança das cadeiras já estava previsto e muito claro, pois nunca tivemos tantos candidatos disputando uma vaga de deputado como agora, pode ser que foi uma estratégia para a disputa de 2012 ou até mesmo para tirar votos de determinado candidato, certo ou errado a verdade é que perdemos duas cadeiras e isso para Colombo não poderia ser pior. Por isso o nome a ser escolhido pelo PMDB poderá causar uma demandada no partido colombense, pois Béti Pavim e Edsom Strapasson, são candidatos naturais e com relações cortadas desde a última eleição quando Edson Strapasson na última hora resolveu apoiar o candidato J. Camargo. Os tucanos estão atentos a essa disputa interna entre os pupilos de Requião e esperam no ninho para poder dar uma bicada nesse conflito e alimentar a eleição de sua candidata Rosi Cavalli. Béto Richa como Governador(PSDB) vem forte e tentará eleger Rosi Cavalli, e essa já se sente fortalecida. Gilberto Agrolombo (PP) por em quanto disconversa, mas vale lembrar que ele já abriu mão de ser vice e sua experiência de três mandatos como vereador e presidente da câmara já o credencia para a isso. No final das contas, a palavra final deve ser do governador eleito, Béto Richa, que terá que compatibilizar os interesses conflitantes de seus aliados para evitar um racha. A briga promete render muito nos próximos dois anos.
O vereador Oliveira da Ambulância( PDT) não só se fortaleceu na disputa para a Câmara Federal como também poderá ser lançado pelo seu partido na disputa pela prefeitura em 2012, vale lembrar que Oliveira teve a maior votação de um candidato para deputado federal em Colombo, ganhando inclusive mais votos que Ratinho Jr.(PSC) que no Paraná fez uma campanha milionária.Outro nome que também surge com muita força para ser vice-prefeito é Nivaldo JNP, o vereador JNP foi o campeão de votos na eleição de 2008 pra a Câmara Municipal, e hoje é o maior aliado do prefeito J. Camargo(PSC) o que o credencia a ser o vice de Rosi Cavalli(PSDB).O certo é que não é possível que Colombo volte a repetir em 2014 os erros de 2010, onde perdemos dois deputados estaduais, essa foi uma falha grave dos articuladores politicos de Colombo, foi vergonhoso. Eu, particularmente, sou contra um parlamentar não renunciar o cargo eletivo para a disputa de um outro superior, nesse caso os vereadores que disputaram as eleições deveriam renunciar seus cargos para disputar uma cadeira para a Assembléia Legislativa do Paraná. Essa é minha opinião e só isso não influencia o voto, mas o eleitor tem que votar com mais seriedade e que isso sirva de lição, pois se não fosse a divisão de votos, nós teríamos eleito os nossos dois principais candidatos. Infelizmente, a lei é falha, mas a reforma política deverá mudar esses critérios e teremos mudanças na Lei Eleitoral, promovendo as alterações necessárias no que diz respeito à cumprimento de mandato, para que casos como os desta eleição não voltem a acontecer.
Ninguém confirma oficialmente, mas a nova especulação na praça é que para 2012, João Dalprá será candidato a prefeito ou um grande líder que poderá montar uma estratégia caso tenhamos um racha no PMDB e isso seria uma forma de atrair o apoio do PDT, PT , DEM, PSB, PP, PL, PMN, mas ninguém assume públicamente, mas, “à boca pequena”, é vóz. Será que Dalprá virá com Edson nessa disputa em 2012 ?. Quem será o vice de Béti Pavim ?. Essa disputa promete muitas emoções. Façam suas apostas .Quem viver verá. Ivan de Colombo