“Porque ainda não começou a obra da AV. Astorga no Guaraituba ? O que há de errado, os moradores vivem com medo de novas enchentes.
Os moradores de Colombo ficaram contentes com a Prefeitura Municipal que concluia na manhã de 05 de Setembro 2009, a licitação do lote 2 das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro Guaraituba.
Éra a tão esperada largada para as obras de urbanização que seriam executadas com recursos do Governo Federal e contrapartida do Município.
Com a divulgação do início das obras da Av. Astorga, imaginavam os moradores do Guaraituba que tanto sofrem com as enchentes que era uma página virada.
Uma fantástica bateria de fogos “antes das eleições” anunciou o feito da obra que consistia na canalização da Rua Astorga e a sua transformação em uma grande avenida, conectando-a a Avenida Colombo, estabelecendo uma importante ligação viária entre o bairro Guaraituba e a Estrada da Ribeira nas proximidades do bairro Alto Maracanã.
O valor total para este lote é de R$6.314.460,67 (Seis milhões, trezentos e quatorze mil, quatrocentos e sessenta reais e sessenta e sete centavos).
Prefeito e lideranças comemoraram muito a conclusão da licitação da Rua Astorga no Guaraituba, mas até agora apenas uma ponte teve seu início e as máquinas sumiram, o que aconteceu ?
– Quando essa obra realmente irá começar de verdade ?
– Quando iremos ficar livres das enchentes ?
– Onde está a Termaq Terraplanagem e suas máquinas ?
Será que a Prefeitura de Colombo realmente está recebendo o dinheiro para a conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro Guaraituba ?
Obras
Na época foi divulgado pelo secretário Municipal de Planejamento, Gilmar Santini que essa obra do PAC , estava dividida em dois lotes, lote 1 casas, lote 2 canalização e pavimentação da rua Astorga.
Segundo o então Secretário da época , o projeto foi desenvolvido de acordo com as normas técnicas do DNIT e DER/PR e aprovadas pela SUDERSHA e IAP. Disse o secretário que a obra éra uma conquista de toda a população do bairro Guaraituba e região, que há anos sonhavam com uma solução para o problema do canal da Rua Astorga. Com a execução desta galeria vamos minimizar o risco histórico de enchentes, como também garantiria condições sanitárias adequadas”.
A empreiteira vencedora foi a Termaq Terraplanagem e Construção Civil Ltda, localizada na Praia Grande em São Paulo, que teria o prazo de 12 meses a partir da emissão da ordem de serviço da Caixa Econômica Federal, para conclusão das obras. “
Três empresas fizeram a garantia de proposta, mas apenas duas delas participaram da licitação, ambas do estado de São Paulo”, finalizou o presidente da comissão de licitações da Prefeitura de Colombo, Agnaldo Chemin.
Com a palavra o Sr. Agnaldo chemim e Gilmar Santini , pois esse valor total para este lote é de R$6.314.460,67 (Seis milhões, trezentos e quatorze mil, quatrocentos e sessenta reais e sessenta e sete centavos). e não pode ficar parado.
Porque as empresas do Paraná não tiveram interesse nessa licitações, deixando três empresas de São Paulo participarem sozinhas. Um outro agravante também é que não compareceu uma empresa sequer do Paraná para a licitação para construção de centenas de casas que serão construídas em Colombo, porque esse descaso com o nosso Município , segundo o secretário não apareceu nenhuma empresa para essa licitação pública.