BETO RICHA X RATINHO JUNIOR

Ivan de Colombo

domingo, 22 de maio de 2011

VELHAS RAPOSAS ESTÃO DE VOLTA

Em 2012 velhas raposas  tentarão voltar para disputar as eleições,  nomes como João Dalprá, Maria Vicente , Marta Pinheiro, Chico Motorista, Collere, Hélio Feitosa , Ratinho , entre outros que estão hibernando . Com maiores chances virá o partido do PSC, devido a desistência de Nivaldo JNP, principalmente Maria Vicente , mas se vier sem o apoio de José Vicente que não tem a simpatia de muitos  colombenses.
Esses candidatos deixarão o prefeito de ” saia justa”porque lá dentro da prefeitura existem vários candidatos que  partirão  a qualquer custo para essa disputa como se fosse um  sonho de consumo, será que o prefeito conseguirá  retribuir a mesma atenção a cada um deles? Para piorar a situação, dizem que Denise Camargo e Pedrinho Cavalli  também são candidatos,  e agora prefeito ?.
EX-PREFEITO  JOÃO DALPRÁ AGORA CANDIDATO A VEREADOR
O mais experientre será o ex prefeito João Dalprá , pois desistiu de ser candidato a prefeito, e o único que  tem contra si um processo , Dalprá já foi denunciado  no Ministério Público por desvio de materiais (INQUÉRITO POLICIAL Nº 66.681-7, DE COLOMBO , e no MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ , “Conforme consta do incluso inquérito policial, o ora denunciado João Dalprá exerceu a chefia do Poder Executivo do Município de Colombo PR, na gestão de 1989/92.
1) – Nesta qualidade, nas datas de 08, 15, 22, 29 e 30 de agosto de 1992, autorizou que uma pá carregadeira 930 e um caminhão Mercedez Benz basculante, pertencentes ao Município, juntamente com seus condutores, funcionários públicos, e abastecidos com combustível adquirido com verbas públicas, realizassem serviços gratuitos de remoção de aproximadamente 400m3 de terras (terraplanagem), para construção de uma residência e paiol para abrigo de equipamentos agrícolas, na propriedade particular de Gabriel Gasparin, situada na Estrada da Serrinha, Bairro da Serrinha, no Município de Colombo. Deste modo, o denunciado, dolosamente, utilizou-se, indevidamente, em proveito alheio, de bens, rendas e serviços públicos.
1) – Em razão do Convênio n. 10-0809/87, na anterior gestão firmado com a Secretaria Especial de Mutirões Habitacionais, para construção de 300 casas, o Município recebeu recursos financeiros da ordem de CZ$ 12.000.000,00; até o final do ano de 1991 foram construídas 130 unidades, na localidade de São Sebastião, Vale Verde e Samambaia, sendo que, para a construção das restantes 170 unidades, a administração anterior deixou armazenado no pátio rodoviário da Prefeitura, o material que adquiriu para essa finalidade. Entretanto, o denunciado, assumindo o governo municipal, em 1992, desviou referidos materiais, para outras obras públicas. Deste modo, dolosamente, empregou recursos em desacordo com os programas a que se destinavam
3) – Em data de 23/6/92, a pessoa de Erony Honório Fernandes, protocolou na Prefeitura, sob o nº 2.499/92, pedido ao chefe do Executivo, de informações e certidões sobre gastos com propaganda e publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas do Município, com amparo nos arts. 99, 183 e 184 da Lei Orgânica Municipal; o denunciado deveria responder aos pedidos, no prazo máximo de 30 dias, conforme referidos dispositivos; entretanto, em data de 28/8/92, passados mais de dois meses, constatou-se que o denunciado não havia se manifestado acerca deles.
Mas será que é crime usar máquina da prefeitura para fazer serviços particulares ? Quem de nós já não viu isso ?
DIVISÃO DE GRUPOS
Muitos dos pré-candidatos  fazem  parte do grupo  das ”  figurinhas carimbadas” visto que já foram vereadores e perderam suas cadeiras nas duas últimas eleições, outros fazem parte da  safra de jovens debutantes na política como Léo locutor e  Valdeni Nét, na ladeira vem o grupo dos  apadrinhados do prefeito que  fazem parte do grupo  que  deixarão de  viver em razão da gula do  poder e do  “status”.
 Os votos necessários para a  aleição  dos  pupilos Léo Locutor e Valdeni Nét, virão  com o apoio do povão, uma campanha diferente da maioria que investirão muito dinheiro. 
Os  holofotes e câmeras serão direcionados em direção de  Maria vicente, sem o apoio de José Vicente e  Marta Pinheiro apoiada por J. Camargo, ambas perderam a eleição causadas  principalmente pelo fenomeno Nivaldo JNP.
QUEM IRÁ DESOCUPAR A CADEIRA DE VEREADOR.
A renovação em 2012 será sem duvida uma das maiores que já tivemos, motivada principalmente pelo  desejo de ser prefeito de Oneias Ribeiro, Gilberto Agrolombo e Oliveira da Ambulância, e a saída de  Nivaldo JNP da politica colombense.
 Certo mesmo e a reeleição de Joel Cordeiro para , e do  professor Valdilei , Valdilei é um dos únicos a  não trair  a sua base.
PARTIDOS EM CRISE-  PT / PSDB
Dois partidos estão vivendo um momentos de  turbulência, PT e PSDB, principalmente pela atitude  e posicionamento das  estrelas internas, fica claro  que esses  problemas  internos de tucanos e petistas ira resultar em um grande racha.
Há uma sugestão mirando a disputa rumo a prefeitura municipal, sem deixar o prefeito de saia justa com o ninho tucano, apoio total a Rosi Cavalli,esse é apenas uma parte  da peça teatral em forma de drama político, pois pelo que sabemos o prefeito e sua  vice não se entendem mais. O  PT é o partido com com mais problemas, pois dizem que Onéas não abre mão de ser  sempre ele o candidato, acredito que não seja verdade, conheço Onéas e ele jamais faria isso, caso tenha  algum candidato que possa tirar Onéas ,então que se candidate.
PSC – A ida de Helio Feitosa para o PSC, tirou o foco e o interesse do partido em Nivaldo JNP,  mas o ambiente na casa do PSC deva ficar ainda pior  diante  aos interesses de Hélio Feitosa de ser vereador.
Ou os filiados do  PSC ,  PT  e PSDB reagem e lutem para garantirem novas candidaturas ou  irá acontecer o mesmo que aconteceu com o PSB colombense. O PSB colombense não  tem  chapa quente para disputar eleições , porque jamais houve  absoluta união (sincera e firme dos seus filiados), deixando o partido  ser um instrumento de manipulação, sempre   na direção do interesse próprio.
Um sábio observador da política local disse para mim  que  que na política sempre haverá dois lados, situação e oposição e que  bandidos se envolvem de todos os lados. Pressionado a dizer nomes, esse sábio observador da política local limitou-se a dizer uma sigla: Daí pra frente tudo fora comprovado e não se tenham como convencidos de que chegamos ao final da novela, porque teremos capítulos inéditos por aí e tudo sendo engendando com o trama da  traição e a volta de olhares ao amor antigo ,são políticos que hoje votam com a situação com absoluta dependência , com reflexo na convivência pacífica com o prefeito.
BETO RICHA X RATINHO JUNIOR NO JOGO DUPLO
Os jornais da  cidade não  informam  “nas entrelinhas”, que o principal adversário do prefeito hoje é Beti Pavim, e tanto o PSC e PSDB dizem que não estão “nem aí”, mas isso  é para apresentar um  disfarçe.  J.Camargo ( PSC) sabiamente pode no máximo continuar a fazer sua políticade de ‘jogo duplo’. Na eleição passada  todos viram e ficaram com  dúvidas, pois o prefeito apoiava de modo claro o candidato  Beto Richa, mas não negava apoio a Osmar Dias, o mesmo aconteceu para  presidente da República.  Esse  jogo duplo nem sempre funciona, o ex- deputado estadual Edson Strapasson foi uma das vitimas.  Edson é aquele do PMDB que  traiu Beti Pavim e subiu no palanque de  J.Camargo, uma semana antes do dia 03 de Outubro, foi ótimo para o prefeito e péssimo para o ex-deputado que obteve 8.000 votos contra 37.000  de Beti Pavim. Mas porque Edson perdeu se tinha apoio do prefeito ? É simples responder, novamente o prefeito apoiou 4 vereadores da cidade para deputado estadual, isso causou uma divisão de votos que faltaram para Edson, e esses vereadores também reclamavam do pouco apoio que tinham.
Quem agora vai querer esse tipo de apoio ?Se  o apoio  até agora só serviu para fortalecer o próprio prefeito e a sua legenda que preside como vice-presidente no estado.
O nosso Governador BETO RICHA deve ficar com a” pulga atrás da orelha “, pois o deputado Ratinho Júnior está  se apresentando como um grande adversário do Governador e sua meta é chegar a ocupar e fazer seu ninho na  cadeira de Governador,  e isso poderá ser demonstrado  principalmente na disputa para a prefeitura de Curitiba, esse é o ponto inicial para a disputa  do governo.
A disputa de  2013 começa nas eleições de  2012, e a  decisão de Beto Richa em apoiar candidatos a prefeitos do PSC, justamente  na região metropolitana poderá ter um fim  trágico  nas próximas eleições, ou seja  Beto Richa estará armando  a sua própria ratoeira. Apoiar  J.Camargo a eleger o seu sucessor em Colombo ,  é fortalecer o PSC de Ratinho Júnior e poderá não   conseguir    sucesso, pois a imagem da atual administração não favorece  o candidato do prefeito, só  um milagre     para      melhorar essa situação.
Resumo
Caso as coisas continuem assim em forma de pouca prática na política, Beti Pavim irá tirar de letra a eleição de 2012, devido a quantidade  de candidatos que teremos, e ela    vem  com bala na agulha, e  essa   munição  está guardada  a sete chaves para usar no momento tido por seus mentores como de efeito fatal, sem contar que o povo novamente está pedindo avolta da ex-prefeita.
Quanto mais candidatos, maiores são as chances de Beti Pavim  vencer .
O que está escrito de forma clara neste artigo é a linha mestre da sequência de fatos na política colombense. Tudo será feito para desmistificar o que ora é exposto, mas pelo que deixamos claro, mais e mais pessoas passam a entender o jogo político local e por aí poderão todos com segurança se basear para a decisão importante que culminará em Outubro de 2012.
Êita Colombo!
Ivan de Colombo
Share This Article
Leave a comment