À imprensa local, que integra aquela comissão, assegurou que Chernobil já quase não tem impedimentos para a vida humana, baseando-se em indicadores radiológicos.
Bondarenko apela à alteração da lei que proíbe residir na zona de exclusão, que determina que ninguém possa viver num perímetro de 30 quilômetros em volta da cidade: “Creio que é hora de pensar que parte da zona pode ser aberta para uso sem restrições”. Nos últimos dias 35 antigos residentes naquela zona enviaram ao primeiro-ministro ucraniano, Nikolái Azárov, um pedido para voltarem às suas habitações antes do acidente. A cidade foi em 1986, palco da maior catástrofe nuclear da história.
Avião supersônico é testado.
A Força Aérea norte-americana desenvolveu nesta quarta-feira testes numa aeronave capaz de atingir uma velocidade de cerca de 6.900 km/hora. Os testes foram efetuados a partir da base da Força Aérea Edwards Air, no estado da Califórnia. O WaveRider X-51A, uma aeronave não tripulada, é um projeto desenvolvido pela NASA e pela Agência de Projetos de Investigação de Defesa Avançada.
O objetivo era atingir a velocidade Mach 6, seis vezes superior à velocidade do som. WaveRider X-51A foi levado a 15 quilômetros de altitude por um avião B-52, e depois largado sobre o Oceano Pacífico, para posteriormente subir mais de três mil metros, com recurso a um propulsor, e voar a quase 7 mil quilômetros por hora. Cinco minutos depois, segundo as estimativas dos investigadores, a aeronave deveria cair no oceano, e, apesar de não poder ser reutilizável, os dados recolhidos durante o voo serão utilizados para desenvolver esta tecnologia.
Segundo a rede BBC, se este tipo de aeronave for adaptada para voos comerciais, seria possível viajar entre Londres e Nova Iorque em menos de uma hora.
Primeiro homem a pisar a Lua foi operado do coração !!!
O antigo astronauta Neil Armstrong, imortalizado em 1969 por ser o primeiro homem a pisar solo extraterrestre, na Lua, foi nesta semana operado do coração.
Gene Cernan, amigo de Armstrong e curiosamente o último homem a pisar a superfície lunar, em 1972, contou à agência EFE que a cirurgia correu bem e que Armstrong, de 82 anos, está a recuperar favoravelmente.
A operação visou a implantação de um bypass de forma a resolver quatro bloqueios nas artérias coronárias do antigo astronauta. A última vez que Armstrong, que vive em Cincinnati , foi visto em público foi em novembro de 2011, quando foi agraciado com uma medalha de ouro pelo Congresso americano, bem como os restantes tripulantes da missão Apolo 11.