Embora aclamada por alguns como a última salvação da humanidade, a internet é vista por uma pespectiva bem diferente nas obras do autor Nicholas Carr. Em Is Google Making Us Stupids? e The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains, Carr defende que a revolução tecnológica, cultural e biológica que estamos vivendo está nos deixando cada vez mais distantes dos livros e influenciando, inclusive, nossos cérebros. Isso aconteceria porque o consumo do que se faz na internet está cada vez mais superficial.
A dinâmica da Internet faz com que nosso cérebro funcione de uma maneira diferente. Ele passa a perceber as coisas de uma maneira muito superficial e isso também influencia a nossa escrita.
Segundo Ana Paula Mira, consultora em Língua Portuguesa e diretora geral da Toda Letra, um dos erros mais comuns é “demonizar” o meio. O problema não é o meio, mas a formação das pessoas que têm acesso a ele. “É correto dizer que o uso excessivo da internet afeta mais aquelas pessoas que não leem, que não utilizam outras formas de entretenimento que não seja a internet. Mas também há crianças, jovens, adultos e idosos sem formação adequada. Portanto, isso é uma questão de como você construiu sua base cultural e de conhecimento, principalmente de língua”, afirma. Além disso, as pessoas podem fazer com a que a influência da internet na escrita seja menor. “É preciso utilizar outros veículos de informação e de entretenimento, e usar melhor a própria internet. É estarrecedor ver como, hoje, muita gente se informa apenas pelo que seus amigos compartilham no Facebook, sendo que temos à disposição uma mídia que tem o mundo ao nosso alcance”, coloca.
A Toda Letra auxilia as pessoas com dificuldades na escrita através de de cursos personalizados e com exemplos próximos de nossos alunos. “A ideia é perceber que isso é mais comum do que se imagina. Nos nossos cursos, procuramos mostrar como a linguagem oral migrou para a escrita, e como a escrita na internet é uma terceira via híbrida desses dois registros”, encerra Ana Mira(Toda Letra).