Um bairro??Uma vilinha em construção ? Não !! Estamos falando do bairro Jardim Monza, um local habitado desde 1910 cujo nome era Guaraituba e habitada em média por 10 famílias como, Sotem, Stival, Moreschi, Baggio, Kânia, Kulik, Cardoso e Klingelfus ( nome esse dado a um lago” Artur Kinglefus, que causa alagamentos nos dias de hoje). As terras que deram a origem ao bairro Jardim Monza, eram terras de particulares e não faziam parte das colônias.
As colônias eram: Alfredo Chaves (1878) Santa Gabriela (1886) Colonia Faria (1886) Maria José (1888) Antonio Prado(1887) e Eufrásio Correia , uma das menores, mas não menos importante.
Colônia eram terrenos que o governo comprava e depois de dividia eram “financiadas” aos imigrantes…. dessas colônias o núcleo Santa Gabriela, tinha polacos e italianos, as outras eram mais italianos , em volta das colônias haviam terrenos de particulares ou… terrenos que os próprios imigrantes iam adquirindo fazendas quando os da colônia se tornavam pequenos.
Na década de 1969 chegou a luz elétrica e no ano seguinte 1970, alguns proprietários venderam suas terras para investidores que transformaram no loteamento Jardim Monza. As mudanças foram assustadoras até 1984, depois não teve o devido respeito dos nossos governantes.
O acesso ao bairro é muito precário. Em época de chuva, por exemplo, é quase impossível entrar ou sair da garagem, outros atolando seus veículos na lama e muitos bueiros entupidos. Além da falta de transporte, os moradores vivem a precariedade em várias outras áreas primordiais para uma vida digna de um ser humano: Saúde, Educação, Saneamento Básico e moradia. Acompanhamos e fizemos matéria nas primeiras 5 ruas que visitamos, onde não apenas expomos os problemas como também pedimos a solução, pois até agora 8 anos se passaram e nada foi resolvido. Sabemos que muitos dos problemas são antigos e, até hoje, os moradores sofrem com o descaso dos políticos que só prometem. Por falar neles, no ano passado eles apareceram por lá, pois foi ano de eleição.
Pena que muitos depois de eleitos irão sumir e os buracos, lixos e descasos continuarão fazendo parte do bairro. Tem alguém de ” saco roxo” para resolver ou são todos farinha do mesmo saco??
O povo pede respeito ao bairro Jardim Monza, e isso é um direito de quem paga seus impostos, agora se existem vereadores que foram eleitos que estão acostumados a viver no chiqueiro, não podemos fazer nada, porque lama é para porco….
Veja a “vergonha ” que se encontra a rua Pará, encontramos um morador que investiu dinheiro na compra de saibro, fabricação de boca de lobo e colocação de manilhas. A revolta com a antiga administração é muito grande, como também renova-se as esperança na nova administração, não sou eu quem estou dizendo, são os moradores que disseram ao nosso blog e fizeram questão de gravar.