Prefeitura de Colombo realiza a 3ª Campanha de Combate à Tuberculose

Prefeitura realiza a 3ª Campanha de Combate à Tuberculose

Objetivo é aumentar o diagnóstico precoce da doença; ação irá acontecer durante todo mês em todas as unidades de saúde do município. A Prefeitura lança nesta segunda-feira (01), através da Secretaria Municipal da Saúde, a 3ª Campanha de Combate e Controle da Tuberculose no município de Colombo em todas as 21 Unidades de Saúde (US) da cidade. A realização da campanha, feita com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), tem como principal objetivo identificar precocemente os casos, facilitando a cura e minimizando a incidência de Tuberculose no município, que já esteve em situação crítica. A campanha comemora o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, e o principal foco é a identificação de sintomáticos respiratórios, pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas. Pessoas que sofrem do mesmo sintoma há mais de duas semanas, também estão no foco da equipe de combate. A iniciativa quer, ainda, sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância de se identificar um sintomático respiratório em sua área de abrangência, prevenindo e tratando a doença a tempo de alcançar a cura. 

Colombo premiada

Cada município tem uma meta de identificação sintomáticos respiratórios a ser atingida anualmente. Em Colombo a meta para 2013 é de 2.115 pessoas com os sintomas e todos os casos são acompanhados pelas Unidades de Saúde e Vigilância Epidemiológica, que orientam e disponibilizam o tratamento adequado. No ano de 2012, foram diagnosticados 68 casos da doença no município. A Secretaria Municipal da Saúde de Colombo recebeu da Sesa, na última semana, uma placa de agradecimento e reconhecimento do trabalho realizado no combate à tuberculose. O município conseguiu atingir 83% de taxa de cura e apenas 2,3 % de taxa de abandono, superando a média estadual.
Em 2012, a taxa de abandono do tratamento no Estado do Paraná caiu de 8% (2011) para 5,9% e a taxa de cura subiu de 75% em 2011, para 77% em 2012. A meta estadual é atingir 85% de cura e um porcentual inferior a 5% de abandono do tratamento. A solenidade aconteceu na Sesa e premiou apenas seis profissionais da saúde de todo o Estado, atuantes no combate à Tuberculose.

Os sintomas e o tratamento

Para identificar a doença é preciso estar atento aos principais sintomas, que são: tosse há mais de duas semanas, suor noturno, emagrecimento e febre. No Brasil, morrem cerca de 3 mil a 5 mil pacientes com Tuberculose a cada ano, e a cura da doença é fácil de ser alcançada, basta que o paciente siga o tratamento corretamente. O principal problema é o abandono do tratamento, já que ele tem uma duração média de seis meses. A melhora durante este período faz com que os pacientes pensem que já estão curados, quando na verdade ainda não estão, e a doença acaba voltando de forma ainda mais grave.
O exame que identifica a presença da Tuberculose no organismo é a pesquisa de BAAR, ou exame de escarro, realizado diariamente nas US de Colombo. Para ter acesso ao serviço basta que o usuário procure a Unidade de Saúde mais próxima. Durante este mês de abril, a campanha vai intensificar estas ações e atuar na conscientização da prevenção e tratamento correto da Tuberculose.

Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DA LEI DE DIRETRIZES EM COLOMBO

Com o objetivo de dar voz a população e transparência aos atos, bem como cumprir a legislação vigente, a prefeitura de Colombo promoveu na noite do dia 01, na Regional Maracanã, a segunda audiência pública para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO para o exercício de 2014 e também do Plano Plurianual – PPA para o período de 2014 a 2017.  

Na ocasião, estiveram presentes secretários municipais acompanhados de suas respectivas equipes, vereadores e a comunidade em geral para conversar e debater as questões de interesse comum. “Estamos construindo e formatando este documento em conjunto, ou seja, a administração e a população”, destacou o secretário da Fazenda, Marcio Strapasson.
Para tanto, durante a apresentação das principais propostas para investimentos e realizações de obras e programas, foram distribuídos cartões aos presentes para preenchimento de sugestões para inserção no orçamento do ano que vem. “Nenhuma sugestão ficará sem resposta, todas serão avaliadas e respondidas e de acordo com o aporte financeiro atual, contempladas na LDO”, enfatizou o secretário. 
Mini audiências 
No mês de março, após a 1ª audiência pública realizada no dia 07, na Câmara de Vereadores, foram promovidas pela secretaria da Fazenda, mini audiências nos conselhos do município, com o intuito de debater questões pertinentes e focadas as suas áreas de atuação. A exemplo do Conselho da Saúde e Assistência Social foram apresentadas e debatidas as iniciativas que serão contempladas no documento como direito dos idosos, dos portadores de necessidades especiais, das crianças e adolescentes, entre outros.  Agora, a pasta da fazenda está estruturando as informações obtidas nas conversas com a população e irá encaminhar, em meados deste mês de abril, o documento para apreciação, debate e aprovação na Câmara Municipal. 
E quem quiser ainda dá tempo de enviar as suas sugestões e participar da elaboração da LDO e do PPA, basta encaminhar e-mail para fazenda@colombo.pr.gov.br e planejamento@colombo.pr.gov.br. 
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo
Prefeitura mantém o Programa
Especializado em Medidas Socioeducativas
Profissionais propõem atuação em
rede compostas por entidades para garantir atendimento aos adolescentes em
medidas socioeducativas
A busca de parceria para garantir a efetiva atuação do Programa Especializado em Medidas Socioeducativas – PEMSE vem sendo recomendado pelos profissionais que atuam no setor representando a Secretaria Municipal da Ação Social e Trabalho. 
Mesmo a Prefeitura mantendo em funcionamento o Programa a abertura de oportunidades para os adolescentes atendidos no programa, é fundamental buscar espaços em entidades para que estes cumpram o ciclo proposto pelo Poder Judiciário conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, quando cometem ato infracional. Ou seja, além de passar pelo acompanhamento dos profissionais que atuam no PEMSE, o adolescente nesta condição, também precisa passar pelo processo de inserção na sociedade através da prestação de serviços como parte das medidas punitivas, conforme determinar a autoridade judiciária. 
A proposta é aumentar o número de instituições que recebam os adolescentes para cumprirem a etapa da prestação de serviços, através da sensibilização, divulgação da proposta de atuação do programa e principalmente demonstrar que até chegar o momento de encaminhar o adolescente para a entidade parceira, vários aspectos foram trabalhados com ele, seus familiares, e com o grupo. 
Hoje estão à disposição dos profissionais para encaminhamento os cursos profissionalizantes desenvolvidos através dos Centros de Referência da Assistência Social, ONG’s, Senac, Senai, e ainda, uma turma de adolescentes no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, o CEBEJA. 
O envolvimento familiar é para a Coordenadora do programa, a pedagoga Sineide Iurckevicz, uma das ações realizadas com muita frequência. E sempre que as profissionais da Psicologia ou a Assistente Social entendem como oportuno, os pais são chamados para se envolver. Assim, não apenas o adolescente é atendido, cuidar e tratar do entorno dele, também merece especial atenção e podem ser na forma de consultas, ou em reuniões de grupos. 
Segundo a Assistente Social Juliana Goras, os atos infracionais são os mais diversos e também estão distribuídos em praticamente todas as camadas da sociedade e a triagem para encaminhamentos são rigorosos e acontece depois de conhecer o perfil do adolescente. 
A psicóloga Gabrielle Kepka afirma que o objetivo é se envolver ao máximo e manter bem próximo o adolescente para garantir que ao final os objetivos sócioeducacionais sejam realmente conquistados. É trabalhar o reflexivo para promover mudanças e que o compromisso de reeducar esteja acima do ato punitivo. E para ela, aumentar a rede de instituições envolvidas neste processo é fundamental para o sucesso destas propostas. 
Hoje o PEMSE conta com a atuação de duas psicólogas, uma assistente social, uma pedagoga que também atua como coordenadora do programa, uma assistente de serviços gerais e uma estagiária na área administrativa.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMC
PROVOPAR REALIZA BAZAR BENEFICENTE NA REGIONAL MARACANÃ
Estarão a venda artesanatos confeccionados em madeira, EVA e pintura em tecido
A Prefeitura de Colombo, através do PROVOPAR  Programa do Voluntariado Paranaense, realiza nesta terça e quarta–feira, dias 02 e 03, das 9h às 15h30, na Regional Maracanã, um Bazar Beneficente com artigos confeccionados por artesões do município. Com diferentes formas e variadas cores serão expostos trabalhos em madeira, EVA e pinturas em tecido. 
De acordo com a diretora do Provopar Colombo, Neosete de Fátima Faria, a principal intenção é valorizar o trabalho artístico local e ajudar na divulgação e comercialização dos produtos. “Futuramente pretendemos também realizar cursos de capacitações que os ajudem e incentivem a acompanhar as tendências da moda em decoração e a tendência do mercado referente a preços”, acrescenta. 
Algumas peças que farão parte da exposição foram doadas por artesões para o Programa Voluntariado Paranaense e, o valor arrecadado com a venda desses produtos, será utilizado de acordo com a necessidade das famílias carentes assistidas pelo Provopar. “Vamos primeiro fazer um levantamento para vermos quais são as prioridades das famílias cadastradas no programa e depois saberemos qual a melhor forma de utilizarmos a verba arrecadada “, informa Neosete.
Prefeitura Municipal de Colombo
Assessoria de Imprensa e Divulgação
Contato: 41-3656-8038/8079 jornalismo@colombo.pr.gov.br www.colombo.pr.gov.br
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile