|
JOTAPÊ |
Todos os meios de comunicação levam um tipo de informação para seus leitores, ouvintes e telespectadores, cada um à sua maneira de ser e informar, tanto no rádio, telejornais, revistas, jornais diários e até, claro, os atuais Blog´s e Web sites , sempre abarrotados de novidades, conhecimentos, cultura, fatos e fotos. É… nem sempre é um profissional que está por trás de um texto bem escrito ou não, mas todos passam várias horas ou dias dedicando seu tempo para transferir uma informação clara para que todos possam compreender, opinar e debater os assuntos do nosso interesse.
Para passar uma informação não precisa ser necessariamente um jornalista, mas esses profissionais merecem todo o respeito que lhe é devido. A comunicação chega ao conhecimento independente da forma que é empregada, amadora ou profissional, mesmo sendo amadora, as pessoas compreendem, não fazendo disso um trabalho medíocre no ramo de atividade, até porque sempre irá existir pessoas que estarão lá para ler, assistir ou ouvir.
Hoje, a grande maioria das universidades particulares aboliram o exame vestibular para o ingresso de jornalismo nas faculdades, mas ainda mantém uma prova de redação básica, onde, supõe-se, o candidato será avaliado pela sua capacidade de traduzir em textos seus pensamentos, sentimentos e idéias.
O jornalismo através da língua escrita nos últimos anos vem sendo deixado de lado e sendo substituído através de sons e imagens, esse é círculo vicioso que tende a crescer nas próximos anos. Quero nesse 07 de Abril, prestar a minha homenagem à todos os jornalistas.
Parabéns Jornalistas
Aos que defendem a informação, a ética, a liberdade, a valorização da profissão, o prazer de ser jornalista…por trás de todo grande acontecimento há um jornalista pronto para divulgar a noticia…jornalista hoje você é a minha manchete!!
Parabéns aos jornalistas paranaenses pelo seu dia que se comemora neste 7 de abril.
Abraços aos amigos Osni Mendes(Prefeitura de Colombo) Jotapê ( Rádio Mais)e Oliveirinha( Blog Depenando a Coruja).
Isto, sem falar dos famigerados Blogs (contração ou corruptela de WebLog) que revelam grandes talentos na arte de crucificar nossa gramática. Jovens que não aprenderam para quê servem os acentos, símbolos gráficos, vírgulas, pontos, parêntesis, letras maiúsculas em nomes próprios e no início das sentenças, publicam suas experiências e se expõem publicamente.
Puxa! Fiquei um pouco amargo nestes últimos parágrafos, mas a minha intenção é fazer lembrar do valor que tem um profissional que faz do seu dia a dia, uma jornada de resgate e reanimação do sistema de comunicação verbal, mesmo enfrentando a crescente depauperação de sua plateia. Lembre-se sempre que, se não puder vencê-los, jamais (mesmo) junte-se a eles.
Senhor jornalista, meus parabéns pelo dia 29 de janeiro.