PREFEITA DE COLOMBO RETOMA A COLETA SELETIVA DO LIXO

A muito tempo a cidade de Colombo,deixou de reciclar o seu lixo, principalmente pelo fato que a coleta é terceirizada e leva de tudo. Parabenizo a prefeita Beti Pavin, em preocupar-se com o meio ambiente e implantar a Coleta Seletiva do Lixo, pois esse é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo.
“Nós temos ajudar a  REDUZIR o lixo, REAPROVEITAR tudo o que for possível, e só depois pensar em enviar materiais para

RECICLAR”. 

Conheça agora alguns materiais que não podem ser reciclados e os mais conhecidos são:
Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Dessa maneira possibilitamos o maior aproveitamento do resíduo, que antes era descartado e como consequência do seu não aproveitamento aumentaria a quantidade de lixo causando grandes problemas ambientais.

Coleta seletiva e reciclagem de lixo ganham força em Colombo

Moradores auxiliam na coleta, depositando corretamente o lixo reciclável, ou entregando diretamente aos coletores
A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está lançando a campanha “Separe seu lixo que a natureza agradece”. O objetivo é reforçar a orientação sobre a coleta e reciclagem de resíduos sólidos (lixo).
O secretário de Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral, explica que é fundamental promover este alerta, para que a separação não caia no esquecimento. “A reciclagem não pode representar apenas uma moda ou uma fase na vida das pessoas.
Esta ação deve virar uma rotina, e para auxiliar nesta mudança de comportamento, a prefeitura disponibiliza todo o apoio, desde a campanha, orientando, até a coleta seletiva que passa em datas determinadas”, destacou o secretário. Em Colombo, segundo ele, alguns moradores já têm o hábito de colocar o lixo devidamente separado. São recicláveis os materiais como vidro, ferro, papel, lâmpadas, embalagens de plástico, caixas tetra pak, tubos de pasta de dente, alumínio, cobre, chumbo, bronze, ferro e zinco, desde que limpos e secos. O material separado deve ser depositado na calçada, ou lixeira externa da casa, nos dias em que o caminhão passa, conforme cada região (ver tabela).
O destino
Coleta seletiva acontece diariamente em Colombo, os moradores devem verificar em qual dia o caminhão passa na sua região
Todo o material recolhido durante a coleta seletiva, realizada pela Prefeitura, é encaminhada para as cooperativas. No município de Colombo, existem oito organizações de separadores de lixo reciclável, a Amigas da Terra, Coop Zumbi, Santa Fé, Liberdade, Resol, Três RS, Ribeira e Zumbi.
O secretário explica que a atividade como um todo gera emprego e renda para o município. “A prefeitura coleta o material e encaminha para as cooperativas, que vão tirar das ruas os catadores, e mantê-los em boas condições de trabalho, seguros nos barracões.
Desta forma a gente incentiva o trabalho, a geração de emprego e melhora o perfil socioeconômico do nosso município, além de contribuir para a preservação do nosso ecossistema”, esclarece Amaral.
A coleta
A coleta seletiva acontece em Colombo de segunda à sexta-feira, uma vez por semana em cada região. A secretaria orienta para que o morador consulte a data em que o caminhão passa na sua região, e evite que o lixo não seja recolhido, depositando o lixo apenas nesta data. O caminhão passa sempre entre 7h30 e 17h. Não são recicláveis materiais como papel sujo, papel toalha, guardanapo e papel higiênico.
Outra orientação dada pelos responsáveis pela coleta seletiva, é o formato de descarte de vidros, que devem ser acondicionados de forma a evitar que se quebrem. No caso de cacos de vidro, os coletores pedem para que o material seja embalado em jornal e colocado em sacolas plásticas resistentes, para evitar que causem acidentes no momento do recolhimento.
Confira na tabela abaixo as datas de coleta seletiva na sua região:
COLETA SELETIVA – BAIRROS / REGIÕES 
DIAS DA SEMANA
ATUBA, GUARANI 
RIO VERDE , FÁTIMA, MONZA 
RIO VERDE, CAMPO PEQUENO 
SÃO DIMAS 
SANTA TEREZINHA, SANTA GEMA, DAS GRAÇAS, GUARAITUBA, SÃO GABRIEL 
RIO VERDE, CAMPO PEQUENO, MONZA 
PALOMA, PALMITAL, RINCÃO 
ROÇA GRANDE, SÃO GABRIEL 
MORRO GANDE, BACAETAVA, CAMPESTRE, SERRINHA,POÇO NEGRO, ÁGUAS FERVIDAS, BUTIATOMIRIM, SAPOPEMA, SÃO JOÃO,ITAJACURU, COLÔNIA ANTÔNIO ARRUDA PRADO, BOICININGA, UVARANAL,EMBU,CAMPO PEQUENO E SÃO GABRIEL 
MAUÁ, CANGUIRI, COLÔNIA FARIA 
SÃO GABRIEL, MONZA, GUARAITUBA 
OSASCO 
ROÇA GRANDE 
COLÔNIA FARIA, RINCÃO, PALMITAL 
GUARANI, MARACANÃ, ATUBA 
GUARANI 
ATUBA, GUARANI E VILA ZUMBI 
ARRUDA, EMBÚ, ROÇA GRANDE, COL. ANTONIO PRADO 
CENTRO, GABIROBAL, BOICININGA,SAPOPEMA, BUTIATUMIRIM 
SÃO GABRIEL 
MARACANà
GUARAITUBA, PALMITAL 
Sábado
SANTA TEREZINHA 
Sábado
CAPIVARI, RIBEIRÃO DAS ONÇAS, IMBUIAL, ROSEIRA, SANTA GEMA, SÃO JOÃO, ITAJACURU,SÃO DIMAS, GUARAITUBA E PALMITAL 
Fotos: Bruno do Carmo/PMC
Share This Article
1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile