Senador Álvaro Dias denuncia empréstimos clandestinos a Cuba e Angola

Ivan de Colombo

O senador Álvaro Dias, denunciou que o governo brasileiro está fazendo empréstimos clandestinos a Cuba e Angola.

O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, classificou como “secretos” e sigilosos os documentos que tratam de financiamentos do Brasil aos governos de Cuba e de Angola, e o conteúdo desses papéis só poderá ser conhecido a partir de 2027.
 A informação, revelada pelo repórter Rubens Valente, da Folha de S.Paulo, foi destacada pelo senador Alvaro Dias, na sessão plenária desta terça. O senador afirmou que o BNDES desembolsou, somente em 2012, US$ 875 milhões em operações de financiamento à exportação de bens e serviços de empresas brasileiras para Cuba e Angola, país que desbancou a Argentina e passou a ser o maior destino de recursos do gênero. 
Alvaro Dias disse na tribuna ser inaceitável que alegações de sigilo comercial blindem os negócios do Brasil com Havana e Luanda, principalmente pelo fato de o BNDES ser um banco de fomento estatal. “Os negócios realizados pelo BNDES são públicos e não podem ser mantidos sob o manto do sigilo, nem omitidos do conhecimento da sociedade brasileira. Essa é uma anomalia inaceitável. O que estaria por trás desses empréstimos secretos, sobretudo agora, quando noticia-se que o ex-presidente percorre países do mundo a serviço de empreiteiras de obras públicas e assessorado por diplomatas de embaixadas brasileiras no exterior?” questionou o senador Alvaro Dias. (Postado por Eduardo Mota — assessoria de imprensa)

Álvaro dias também denuncia o abandono e  descaso na bilionária obra da Transposição

transposiçãoCanais de concreto estourados, valas a céu aberto, mato e abandono são alguns dos cenários encontrados pela reportagem da TV Estadão, que percorreu por quilômetros, em cidades do Nordeste, a Transposição do Rio São Francisco, principal e mais cara obra do Programa de Aceleração do Crescimento do governo Dilma. A reportagem mostra que o abandono é visível, e há trechos em que a obra terá que ser feita novamente. Na cidade pernambucana de Sertânia, por exemplo, há um trecho mostrado pela reportagem de um quilômetro em que os canais de concreto estouraram, a vegetação retomou o local e a manta impermeabilizante foi cortada. “A firma foi embora e depois de abandonarem a obra, está desse jeito, só a buraqueira”, disse um morador da região. Com o acúmulo de problemas na Transposição, os sertanejos culpam a presidente pela paralisação da obra. Assista aqui a reportagem. (Postado por Eduardo Mota – assessoria de imprensa).

Fase regional dos Jogos Escolares reúne 1400 estudantes em Colombo
De 20 a 26 de maio, 13 municípios disputam vagas para a etapa estadual da maior competição esportiva do estado em número de participantes 
Na noite de segunda-feira, dia 20, a alegria contagiante das 13 delegações composta por 1400 alunos, marcou a abertura dos 60º Jogos Escolares do Paraná em sua fase regional em Colombo, compreendida pela abrangência do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte da Secretaria de Estado da Educação.
Reunidos no Ginásio de Esportes da Associação Banestado, no bairro Roça Grande, atletas, professores e autoridades de todos os municípios participantes, foram recepcionados pela Prefeita Beti Pavin, cicerone do evento, que durante pronunciamento, destacou a importância da prática esportiva e a contribuição da juventude em suas cidades para o desenvolvimento de políticas públicas que valorizem a formação e crescimento saudável.
         Quem também não poupou elogios à cidade de Colombo foi o Chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Sérgio Ferraz. Ele destacou que a Prefeita Beti Pavin, desde o primeiro momento em que pediu o apoio para a realização dos Jogos, se mostrou pronta para viabilizar o evento.
         A abertura da temporada, que foi abrilhantada pela Fanfarra Municipal de Colombo, teve seu momento maior no desfile das delegações, quando também foram anunciadas as escolas participantes. Logo após, foi a vez do atleta Roniomar Koslosk Júnior, da modalidade do Atletismo fazer o Juramento do Atleta, sendo seguido pelo também atleta colombense Manoel Gustavo dos Santos, que desfilou com o “Fogo Simbólico dos Jogos” e fez o acendimento da Pira Olímpica.
A inovação que deu certo vai continuar em 2013. A separação das finais da categoria A e B já estão confirmadas e a final dos atletas de 12 a 14 anos será em Guarapuava, entre os dias 28 de junho e 06 de julho. Já a final dos atletas de 15 a 17 anos tem data, de 09 a 17 de agosto, porém ainda sem sede definida.
Além deste calendário, que congrega as modalidades tradicionais dos Jogos Escolares: futsal, basquetebol, handebol, voleibol (coletivas), que acontecem em todas as fases, há ainda as modalidades que acontecem nas fases macrorregionais (vôlei de praia), e as que aparecem somente nas fases finais, que são as modalidades individuais, com exceção do atletismo.
         Atletas de algumas cidades permanecerão alojadas em escolas estaduais no município e os deslocamentos para os ginásios de esportes serão de responsabilidade dos municípios de origem. Os jogos da fase regional em Colombo, acontecem de 20 a 26 de maio.
Fonte: Prefeitura de Colombo
Share This Article
Leave a comment