O senador Álvaro Dias, denunciou que o governo brasileiro está fazendo empréstimos clandestinos a Cuba e Angola.
O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, classificou como “secretos” e sigilosos os documentos que tratam de financiamentos do Brasil aos governos de Cuba e de Angola, e o conteúdo desses papéis só poderá ser conhecido a partir de 2027.
A informação, revelada pelo repórter Rubens Valente, da Folha de S.Paulo, foi destacada pelo senador Alvaro Dias, na sessão plenária desta terça. O senador afirmou que o BNDES desembolsou, somente em 2012, US$ 875 milhões em operações de financiamento à exportação de bens e serviços de empresas brasileiras para Cuba e Angola, país que desbancou a Argentina e passou a ser o maior destino de recursos do gênero.
Alvaro Dias disse na tribuna ser inaceitável que alegações de sigilo comercial blindem os negócios do Brasil com Havana e Luanda, principalmente pelo fato de o BNDES ser um banco de fomento estatal. “Os negócios realizados pelo BNDES são públicos e não podem ser mantidos sob o manto do sigilo, nem omitidos do conhecimento da sociedade brasileira. Essa é uma anomalia inaceitável. O que estaria por trás desses empréstimos secretos, sobretudo agora, quando noticia-se que o ex-presidente percorre países do mundo a serviço de empreiteiras de obras públicas e assessorado por diplomatas de embaixadas brasileiras no exterior?” questionou o senador Alvaro Dias. (Postado por Eduardo Mota — assessoria de imprensa)
Álvaro dias também denuncia o abandono e descaso na bilionária obra da Transposição
Fase regional dos Jogos Escolares reúne 1400 estudantes em Colombo
De 20 a 26 de maio, 13 municípios disputam vagas para a etapa estadual da maior competição esportiva do estado em número de participantes
Reunidos no Ginásio de Esportes da Associação Banestado, no bairro Roça Grande, atletas, professores e autoridades de todos os municípios participantes, foram recepcionados pela Prefeita Beti Pavin, cicerone do evento, que durante pronunciamento, destacou a importância da prática esportiva e a contribuição da juventude em suas cidades para o desenvolvimento de políticas públicas que valorizem a formação e crescimento saudável.
Quem também não poupou elogios à cidade de Colombo foi o Chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Sérgio Ferraz. Ele destacou que a Prefeita Beti Pavin, desde o primeiro momento em que pediu o apoio para a realização dos Jogos, se mostrou pronta para viabilizar o evento.
A abertura da temporada, que foi abrilhantada pela Fanfarra Municipal de Colombo, teve seu momento maior no desfile das delegações, quando também foram anunciadas as escolas participantes. Logo após, foi a vez do atleta Roniomar Koslosk Júnior, da modalidade do Atletismo fazer o Juramento do Atleta, sendo seguido pelo também atleta colombense Manoel Gustavo dos Santos, que desfilou com o “Fogo Simbólico dos Jogos” e fez o acendimento da Pira Olímpica.
A inovação que deu certo vai continuar em 2013. A separação das finais da categoria A e B já estão confirmadas e a final dos atletas de 12 a 14 anos será em Guarapuava, entre os dias 28 de junho e 06 de julho. Já a final dos atletas de 15 a 17 anos tem data, de 09 a 17 de agosto, porém ainda sem sede definida.
Além deste calendário, que congrega as modalidades tradicionais dos Jogos Escolares: futsal, basquetebol, handebol, voleibol (coletivas), que acontecem em todas as fases, há ainda as modalidades que acontecem nas fases macrorregionais (vôlei de praia), e as que aparecem somente nas fases finais, que são as modalidades individuais, com exceção do atletismo.
Atletas de algumas cidades permanecerão alojadas em escolas estaduais no município e os deslocamentos para os ginásios de esportes serão de responsabilidade dos municípios de origem. Os jogos da fase regional em Colombo, acontecem de 20 a 26 de maio.
Fonte: Prefeitura de Colombo