GUERRA NUCLEAR ???

Um relatório do Instituto Internacional de Investigação sobre a Paz de Estocolmo (SIPRI) avançou, este domingo, que três dos países que possuem a arma atômica – China, Índia e Paquistão – aumentaram o arsenal nuclear.

O relatório não é 100 por cento preciso, sendo que os dados são estimativas mais ou menos viáveis, consoante as políticas praticadas nos países analisados: a China não revela dados absolutamente nenhuns e a Rússia é cada vez menos transparente. Além disso, o SIPRI assume que a Coreia do Norte e o Irão ainda não conseguiram obter a arma atômica.
A China possui atualmente 250 ogivas nucleares, mais 10 que em 2012, o Paquistão tem entre 100 e 120, sendo que em 2012 tinha entre 90 e 110, e a Índia tem agora entre 90 e 110 ogivas, quando em 2012 tinha entre 80 a 100. 
Este aumento de arsenal pode ser considerado perigoso pelos especialistas, uma vez que, no mesmo relatório, o SIPRI considera que a paz na Ásia está  “frágil” a paz na Ásia, tendo em conta a “tensão crescente desde 2008”, entre a Índia e o Paquistão, entre as duas Coreias e entre a China e o Japão.
Os países que reduziram o arsenal este ano são, segundo o SIPRI, os signatários do tratado de desarmamento nuclear START: a Rússia, que tem atualmente 8.500 ogivas e os Estados Unidos da América, que tem 7.700 ogivas. 
A França, o Reino Unido e Israel mantiveram o arsenal, de 300, 225 e 80 ogivas respetivamente.

 O SUSTO DO PRESIDENTE MAHMOUD AHMADINEJAD

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, escapou ileso a uma aterrissagem forçada de um helicóptero.
O helicóptero que no domingo transportava o Presidente Ahmadinejad e várias autoridades teve um acidente, mas o piloto conseguiu aterrissar o aparelho em segurança, indicou a presidência iraniana na sua página na Internet.
“Com a ajuda de Deus, o presidente e as autoridades que o acompanhavam não ficaram feridos. Depois da aterragem, o Presidente inaugurou o projeto numa região montanhosa do nordeste do Irã e regressou a Teerã de carro”, acrescentou a mesma nota, que não forneceu detalhes sobre o acidente.

ELEIÇÕES NO IRà

Vários elementos da comitiva de campanha do único candidato da oposição no Irã, Hassan Rohani, foram detidos este domingo, após um discurso em que o opositor deixou críticas à presença das forças de segurança do regime no local.

“Qual é a necessidade deste ambiente de segurança em todo o lado? Nas ruas, universidades, escolas, organizações, temos de pôr fim a este ambiente de segurança ‘repressiva”, disse o candidato. Alguns dos seus colaboradores acabaram detidos. As eleições presidenciais no Irã realizam-se a 14 de junho.

ASTEROIDE PASSOU PRÓXIMO A TERRA

O  asteroide 1998 QE2, com 2,7 quilômetros de comprimento,  passou a 5,8 milhões de quilômetros da Terra na madrugada desta quinta-feira para sexta, foi uma distância curta do ponto de vista astronômico. O asteroide é cinco vezes maior do que um navio transatlântico e passou a 5,8 milhões de quilômetros da Terra, uma distância curta em termos astronômicos. Segundo a Nasa, é o equivalente a 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O corpo, descoberto em agosto de 1998 por astrônomos do projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), tem o seu próprio satélite, informação que os cientistas não possuíam até o radiotelescópio de 70 metros Deep Space Network em Goldstone, Califórnia, ter capturado imagens.
O asteroide às 21.59 horas atingiu o ponto de passagem mais próximo da Terra e só regressará daqui a cerca de duzentos anos.
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile