A polícia resgatou 92 crianças e duas mulheres sequestradas por uma gangue que pretendia vendê-las e prendeu 301 suspeitos, disse a mídia estatal neste sábado, em uma das maiores operações do tipo em anos.
A polícia se lançou ao mesmo tempo em locais em 11 províncias recentemente, depois de seis meses de investigações, informou a agência de notícias estatal Xinhua e a Televisão Central da China, citando o Ministério de Segurança Pública.
Não foi fornecida uma data exata de quando as crianças foram resgatadas e as prisões feitas. A mídia estatal também não disse quantos meninos e quantas meninas foram sequestrados.
Uma preferência tradicional por meninos, principalmente nas áreas rurais, e uma rígida política de filho único contribuíram para um aumento no tráfico de crianças e mulheres nos últimos anos.
Mulheres sequestradas são vendidas em áreas remotas para homens que não conseguem encontrar esposas devido ao desequilíbrio de gênero resultante da draconiana política de filho único, que também encoraja abortos seletivos.
O governo irá impor punições mais duras sobre quem comprasse crianças sequestradas, disse a televisão estatal.
Reuters
TEMPERATURA DO PLANETA PODE SUBIR ATÉ 4,8 GRAUS
A temperatura do planeta poderá aumentar até 4,8º graus Celsius neste século e o nível do mar poderá subir até 81 centímetros, com danos relevantes na maior parte das regiões costeiras do globo, alerta ontem (27) o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.
Em seu quinto relatório de avaliação, apresentado em Estocolmo (Suécia), os especialistas do painel das Nações Unidas apresentam vários cenários possíveis, levando em conta milhares de investigações feitas nos últimos anos. O relatório confirma, “ainda com mais certeza, que as alterações climáticas se devem à atividade humana”, disse, na apresentação do documento, o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Michel Jarraud.
Em mensagem gravada, apresentada no início da entrevista, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse: “O aquecimento é real. Agora temos de agir”.(Com Agência Brasil)
MORRE LUTADOR DE MMA LEANDRO FEIJÃO
Leandro Feijão tinha um cartel no MMA de dez lutas, com cinco vitórias e cinco derrotas. Ele enfrentaria Gabriel Brasil no combate desta sexta-feira.
VICE-PREFEITO DE RENASCENÇA SE ENVOLVE EM ACIDENTE
O vice-prefeito de Renascença Idalir Zanella, se envolveu em um acidente de trânsito na manhã de quinta-feira (26), na rodovia PR 280 entre Mariópolis e Pato Branco.
Zanella conduzia uma caminhonete F-250 e estava indo para Rincão Torcido, onde está construindo um posto de combustíveis, quando o veículo Corsa, conduzido por Jiovani Estecanelli, entrou na pista e ocorreu o acidente. O condutor do Corsa, sofreu ferimentos e foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao hospital em Pato Branco. Zanella nada sofreu.
RICHA DETERMINA CORTE DE 1.000 CARGOS EM COMISSÃO E EXTINGUE SECRETARIAS
O governador Beto Richa determinou na sexta-feira (27) a extinção de 1.000 cargos em comissão e quatro secretarias no Governo do Paraná. Os cortes fazem parte da primeira fase de uma série de medidas determinadas pelo governador para contenção de gastos e modernização na gestão do Estado.
O governador afirmou que encaminhará na próxima semana mensagem à Assembleia Legislativa para reduzir de 4.657 para 3.657 o número de cargos comissionados no Executivo estadual. Com o corte, a economia será de R$ 48 milhões por ano no pagamento de servidores sem vinculo com o Estado. Na mesma mensagem será criada a Função de Gestão Pública (FG) para funcionários de carreira que ocupam cargos de diretoria, chefia e assessoramento, valorizando o servidor público concursado.
Serão extintas as secretarias de Controle Interno, da Corregedoria e Ouvidoria, Assuntos da Copa 2014 e do Turismo, que será incorporada pela Secretaria da Cultura e passará a se chamar Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo. As funções da Secretaria Especial para Assuntos da Copa 2014 serão assumidas pela Secretaria de Esportes. As atividades das secretarias de Controle Interno e da Ouvidoria passarão a ser exercidas pela Controladoria Geral do Estado, que será criada.(Com AEN)
NÚMERO DE DOAÇÕES CRESCE 32% E FILA DE ESPERA CAI PELA METADE
O número de doadores de órgão cresceu no Paraná. De janeiro a agosto deste ano, foram feitas 151 captações de órgãos, 32% mais que o registrado em 2012 e mais que o dobro do que foi realizado no mesmo período de 2010, quando ocorreram apenas 70 captações. Dessa forma, a fila de espera por um transplante foi reduzida de 4 mil para pouco menos de 2 mil pessoas, no Estado.
O comerciante William Fleming, 40 anos, afirma que se tornou doador, porque sua irmã precisou de transplante de fígado há um ano e meio e foi beneficiada por uma família, que autorizou a doação dos órgãos de seu parente falecido.
O publicitário Arão Tomas Andrade, 36 anos, se declarou doador em sua página do facebook. “É uma forma de divulgar a causa aos meus amigos e ajudar cada vez mais pessoas”, ressaltou.
Porém, o mais importante é avisar sua família sobre a decisão. A legislação brasileira estabelece que só parentes podem fazer valer o desejo de doar órgãos e não é necessário deixar documento por escrito. (Com AEN)