MERENDA ESCOLAR EM COLOMBO É DE QUALIDADE

A prefeita de Colombo, Beti Pavin, oferece as crianças de escolas de Colombo uma merenda escolar de qualidade, pois o cuidado com a saúde começa pela alimentação saudável, que atualmente é uma das principais preocupações da sociedade. A prefeita por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte, implantou rígidos padrões de qualidade na hora de preparar a merenda das crianças, com o principal objetivo de garantir a segurança alimentar delas. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em agosto deste ano, apontou que mais de 17% da população está com obesidade. Dados deste mesmo levantamento mostraram que os hábitos devem ser mudados já na infância para que as crianças não venham a se tornar adultos obesos.
Pensando nisto, a alimentação escolar no município reserva para as crianças, pratos coloridos, saborosos e muito nutritivos para incentivar a prática da alimentação saudável, como descreve a secretária da pasta, Aziolê Cavallari Pavin. “Temos todo um processo, desde a seleção dos produtos adquiridos, que vêm da agricultura, até o momento em que os alunos consomem a merenda pronta. Tudo segue normas e padrões de qualidade, que além de cuidar do sabor, dão grande ênfase na questão do cuidado com a segurança alimentar desta criança para que ela adquira hábitos saudáveis já na infância e os leve para a vida”, explicou Aziole Pavin..
E para garantir o funcionamento do processo, toda uma equipe de nutricionistas conduz as merendeiras na organização, preparo e distribuição dos alimentos. A equipe de Alimentação Escolar é coordenada pela nutricionista Juliana Cavalheiro, que explica como acontece a orientação das merendeiras. “Elas são sempre acompanhadas por uma nutricionista chefe de equipe, com apoio de pelo menos mais dois nutricionistas, que verificam como está sendo feito o armazenamento dos alimentos, a medição de temperaturas na hora de servir, o uso de uniformes e outros itens de higiene, entre outros processos que acontecem no dia a dia, e a partir disto elas são sempre avaliadas, pontuou Juliana.
Benefícios para os pais e para os filhos
A diretora da Escola Municipal Arlindo Andretta, Elizabete Maria Kusma, destaca a importância destas regras para os alunos e como estes padrões adotados beneficiam a eles. “Aqui na escola nós proibimos que as crianças tragam doces e qualquer outro alimento que não seja combinado previamente, e isto se dá por que aqui eles têm lanche de qualidade, então não há motivo para estragarem o apetite comendo doces que não vão suprir as necessidades alimentares deles durante o período de aula,” lembrou a diretora.
Já a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, Magdala dos Anjos dos Reis, complementa dizendo que é importante alertar aos pais do trabalho desenvolvido e contar com o apoio deles. Sempre que há reuniões eu conto aos pais que hoje, a merenda não é mais enlatada e sintética, como era antigamente, e eles sabendo disto, acabam contribuindo para que os filhos possam ter uma alimentação realmente saudável, melhorando a saúde da família toda”, acrescentou Magdala. O cardápio é variado e colorido, e tem sempre como base o feijão e o arroz, acompanhados de prato quente, carne e saladas.
Fonte: Prefeitura de Colombo
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile