ESTRADA DO COLONO, ÁLVARO DIAS É A FAVOR DA REABERTURA !!

Amigos da região Oeste do Paraná, o Jornal Gazeta do Povo, publica em sua edição desta segunda-feira uma matéria sobre a reabertura da Estrada do Colono, fechada a mais de 25 anos. 
O Blog Ivan de Colombo, manteve contato com o nosso ex-governador e atual senador Álvaro Dias( PSDB) para saber qual era a sua opinião. Em resposta o Senador disse que é a favor do projeto Estrada Parque e que o povo da região de Cascavel, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Capanema, Barracão e outras cidades do Oeste paranaense que dependem dessa estrada podem contar com seu apoio no Congresso Nacional.
Acompanhe a resposta enviada pelo senador Álvaro Dias.
.

VEJA  TAMBÉM
GAZETA DO POVO
Uma batalha verbal está por trás da votação do Projeto Lei 7.123/2010, que prevê a reabertura da Estrada do Colono. Duas cartilhas, uma produzida por quem defende e outra por aqueles que condenam a proposta, circulam para disseminar informações a favor e contra a reativação do caminho. A via, de 17,6 quilômetros, cortava o Parque Nacional do Iguaçu e ligava os municípios de Serranópolis do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e Capanema, no Sudoeste.
A mais recente cartilha foi elaborada por ambientalistas, com apoio do Ministério Público do Paraná. Com base em relatos de profissionais da área de meio ambiente e direito, o material (distribuído a senadores) mostra os pontos críticos relativos à possível reabertura da Estrada do Colono. A cartilha é assinada por instituições ambientais de 19 estados e foi desenvolvida pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS).
No Congresso
Senado avalia proposta de reativação da via
O projeto que prevê a reabertura da Estrada do Colono atualmente tramita no Senado e aguarda indicação para a escolha do relator, após ter sido aprovado na Câmara dos Deputados. A proposta será submetida às comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Regional, Turismo e Meio Ambiente. Ambientalistas argumentam que a categoria estrada-parque não existe na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
 Para o projeto ser aprovado, a lei precisa ser alterada. Segundo o deputado Assis do Couto, no Brasil há muitas estradas-parque sem regulamentação, o que justifica a modificação na lei. Caso seja aprovado no senado, o projeto segue para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff. A estrada foi fechada pela Polícia Federal em 2001, por determinação judicial. Em 2003 foi reaberta por moradores, mas fechada no mesmo ano.
     
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile