IDOSO MORRE POR FALTA DE LEITO PARA HEMODIÁLISE

O aposentado Teotônio Paes dos Passos, de 63 anos, faleceu  por falta de leito para realizar uma hemodiálise.  Teotônio Passos estava internado no Pronto-Socorro do Guamá desde o dia 19 de novembro com um problema sério nos rins. 
“Ele também tinha problema de próstata, mas isso já estava controlado e medicado, até que surgiu a necessidade de ser internado e fazer hemodiálise”.


Denúncia
Para conseguir um leito, a família de Teotônio denunciou o caso para a polícia e para o Ministério Público do Estado (MPE), porém nada foi feito. “Não consigo parar de pensar em como perdi meu pai, uma pessoa tão boa. A gente paga os impostos direitinho, entende? Todo ano. E quando precisamos de serviço de qualidade, sofremos com a falta de recursos”, se indigna o filho Arito Paes dos Passos.


De acordo com Arito, o médico que atendeu seu pai no PSM do Guamá explicou que Teotônio precisava ser internado urgentemente para a hemodiálise, e que estava fazendo o possível por ele. “Eu sei que foi tudo um problema de falta de recursos mesmo, e é isso que me indigna mais. Vou entrar com uma ação contra o Estado e isso não vai ficar desse jeito”, indignou-se Passos.

Sem retornos
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disse que Teotônio Paes dos Passos deu entrada no HPSM do Guamá com quadro grave de infecção, sendo ainda diabético, hipertenso, cardiopata e apresentando quadro de insuficiência renal aguda. Segundo a Sesma, Teotônio estava sendo assistido e medicado no hospital enquanto aguardava, em uma lista de prioridade, leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com hemodiálise. 
A Sesma diz que a Central de Leitos reforçou solicitação de leito junto à Fundação Santa Casa e ao Hospital de Clínicas Gaspar Viana, estabelecimentos que estariam aptos a tratar do caso, e que ainda aguardava retorno dos hospitais sobre a disponibilidade.
(Diário do Pará)

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile