Estou indignado !!! vejo tanta gente precisando de ajuda e não são capazes de se levantar e dar o primeiro passo para mudar a sua situação. Lamento o tom rancoroso com que os profissionais e não profissionais da área de comunicação são tratados. Poucos são valorizados, até que um dia deixa de ser útil, esse tema temo ser um pouco “quente”, mas este é min ha opinião.
Tenho o hábito de fazer por aqui postagens em estilo noticioso e gosto de dar a minha “Opinião”.
O tema valorização e respeito quase desapareceu da atualidade jornalística. Os motivos? Ao que parece está “fora de moda”. O jornalismo brasileiro “adora” abordar, por exemplo, o Futebol, Novelas e Carnaval, digo isto com alguma tristeza. Durante meses, quase não se ouviu falar de outro assunto a não ser o “mensalão” inclusive nos ambientes da alta sociedade. Cada vez que se encontrava um político o tema era ” mensalão” e a mídia morta em todo o país para a questão social do povo. Chegou a ser ridículo. Os jornais focaram-se nisto como se nada mais houvesse para falar e muito mais importante para investigar.
Claro que não estou dizendo que o mensalão não preocupava as pessoas. Claro que deve falar, mas tudo é relativo e a Saúde, Educação, Habitação, emprego, por exemplo, é um problema muito sério que se nos atinge todos os dias, ou é pura ignorância das pessoas??? Não !!! Pois grande parte da mídia e dos políticos continuam afirmando e se comportando como se fossemos um país de ” Ordem e Progresso”, enquanto o povo que precisa são usados como massa de manobra num país que se diz primeiro mundo. O grande problema são as “modas” jornalísticas, acho que mostrar a realidade do povo é uma questão para levar a sério!. Mas quando?? Logo a moda é copa do mundo, não se irá falar em outra coisa durante muito tempo. Por causa destas “modas”, temas como citei no início são problemas como se tivessem desaparecido, o que dificulta ainda mais o trabalho de divulgação das associações e das instituições que trabalham nesta área.
Os telejornais dedicam a maior parte do tempo a falar da Guerra entre nações e não falam da batalha contra a fome e a misérias. O espaço político e do futebol nunca deixa de estar assegurado. É que eles vendem..
Nos próximos dias será pior ainda, pois é a vez do carnaval e os problemas continuarão existentes em todo o país, mas deixaram de aparentemente existir.
Nos próximos dias será pior ainda, pois é a vez do carnaval e os problemas continuarão existentes em todo o país, mas deixaram de aparentemente existir.
Pergunto como é isto possível? Não sei dar a resposta e volto a referir: os temas vão para os jornais por questões de moda. Se a moda passou,vem outra, os temas verdadeiramente relevantes desaparecem, por muito essenciais e urgentes que sejam e está à vista de todos. Há quem se questione sobre o assunto, como meus amigos Silvio Kurzlop e Hélio Costa, eles são pessoas que
falam sobre isso se for preciso até em fóruns públicos ou na rádio e na TV. Mesmo assim não
teriam espaço o suficiente. O povo não têm o hábito, espaço e liberdade para comentar ou de declarar publicamente as suas opiniões. Quem se preocupa, quem tem a coragem para falar sente-se impotente perante a situação a que se assiste na comunicação social.
QUEREM CALAR A MINHA E A SUA VOZ….. POVO BRASILEIRO !!