URBS JÁ DEFENDE TARIFA DE R$ 3,20

A tarifa técnica, valor que é repassado pela prefeitura às empresas de ônibus, chegará a R$ 3,20 por passageiro em Curitiba. O valor foi divulgado pela Urbs que diz levar em conta o aumento salarial de 9,28% para motoristas e cobradores. A tarifa atual é de R$ 2,93. A Urbs acusa um déficit de até R$ 12,7 milhões por mês na rede integrada e diz que hoje esse rombo é de R$ 7 milhões. As informações são de Thiago Machado no Metro.

Para cobrir o desfalque, a Urbs já pediu o aumento no subsídio para o transporte coletivo. O governo do Paraná vai repassar R$ 80 milhões por ano e a Urbs quer mais R$ 10,5 milhões. As empresas vão protocolar hoje o pedido para que seja definida uma nova tarifa. 
Assim, a expectativa é de que na semana que vem um novo preço da passagem seja anunciado, após a negociação entre as partes.
Em nota, o sindicato afirmou ontem que os principais aumentos dos gastos, além dos salários, foram no diesel e no pagamento de novos
ônibus. “Hoje, devido à inflação e ao desequilíbrio que as empresas estão enfrentando, uma redução da tarifa somente seria possível com aumento do subsídio público”. 
O Dieese, que acompanhou a última negociação salarial dos motoristas, diz que a Urbs tem que adotar mais medidas para reduzir os custos do transporte. “Não se pode colocar toda a culpa sobre os trabalhadores. Várias comissões, uma CPI e o Tribunal de Contas já apontaram como reduzir a passagem, mas a prefeitura pouco fez. Eles dizem que vão esperar o que a Justiça decidir, mas até lá a concessão já terminou”, alerta o economista Sandro Silva.

PR INVESTE R$ 334 MILHÕES NAS RODOVIAS ESTADUAIS

O Paraná vai investir R$ 334 milhões até dezembro na recuperação e manutenção da malha rodoviária estadual. É R$ 1 milhão por dia usado na restauração de pistas, tapa-buracos, roçadas, recuperação da sinalização e de trechos de rodovias. “O resultado deste esforço é a qualidade da malha rodoviária do Paraná que segundo a Confederação Nacional do Transporte é a segunda melhor do Brasil, ficando atrás de São Paulo”, disse Pepe Richa, secretário estadual de Infraestrutura.
Ao longo do ano, são mais de 60 equipes trabalhando em mais de 11 mil quilômetros de rodovias. Em média, o DER tem cerca de dois mil profissionais trabalhando na conservação em todas as regiões: Norte, Noroeste, Oeste, Campos Gerais e Leste. 
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