EM COLOMBO PREFEITURA PROMOVEU ENCONTRO DO PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE

Colombo aderiu à metodologia do programa em 2013 e agora inicia a implantação com ações práticas
Após adotar a metodologia de atendimento às famílias já no ano de 2013, o município de Colombo começa agora a trabalhar suas ações na prática. Um encontro realizado na manhã da quarta-feira (12/03) no auditório da Regional Maracanã, que contou com a participação de profissionais da Secretaria da Ação Social e representantes de outros setores da Administração municipal e teve como objetivo demonstrar as ações previstas no Programa Família Paranaense.
Promotora do evento, a Secretária Maria da Silva Souza destacou que o Programa é de suma importância para o Município para a melhoria da oferta de serviços públicos e a ampliação da capacidade da gestão em atender ao munícipe. “O Programa Família Paranaense tem a proposta de fazer através de um formato criativo de atender as necessidades que as famílias apresentam. Otimiza as ações que existem, que dão certo e cria novas ações integradas para que as famílias consigam acessar os seus direitos sociais”. Disse.
Durante a palestra, o coordenador do Programa Família Paranaense José Ronaldo Zahdi Salgado, que chefia o Escritório Regional de Curitiba da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, destacou as ações propostas pelo Programa, sensibilizando os participantes do encontro ao envolvimento para a obtenção de resultados.
A proposta é que as famílias por dois anos tenham acompanhamento de equipes multidisciplinares dos CRAS de referência a serem definidos e as ações serão analisadas por um comitê gestor composto por diversas secretarias municipais.
Os beneficiados com o Programa receberão desde o auxílio para aquisição de documentos, passando por cursos profissionalizantes, alfabetização de jovens e adultos, apoio à gestantes através de programas específicos, acompanhamento sistemático através dos CRAS e do CREAS, podendo chegar à distribuição de insumos e incentivos agrícolas e incentivo à criação de cooperativas para acesso ao microcrédito e vagas na educação integral.
“Temos a visão da importância deste Programa para o desenvolvimento destas famílias que vivem em sua maioria em situação de vulnerabilidade social. Estaremos selecionando as famílias do Cadastro Único do Governo Federal e destas, serão escolhidas aquelas que se enquadrem em situação de extrema pobreza segundo o índice de vulnerabilidade social preconizada por deste programa”. Completou a Secretária.
Participaram deste encontro os profissionais das secretarias da Ação Social, Educação, Saúde, Agricultura e Abastecimento, Urbanismo e Habitação, Industria e Comércio, Meio Ambiente. As ações do programa Família Paranaense em Colombo serão executados pela Secretaria da Ação Social e Trabalho, com assessoramento da Secretaria do Planejamento e interface com as secretarias que compõe o comitê gestor.

Foto – João Le Senechal
Integrantes do Comitê Gestor do Programa Família Paranaense em Colombo assistem palestra sobre objetivos a serem atingidos no município.

Fonte:  Assessoria de Imprensa Prefeitura de Colombo

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile