Reunião discute programas e ações para a segurança alimentar em Colombo

Aconteceu neste dia 25, na Secretaria da Agricultura e Abastecimento a reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) que trouxe representantes de setores da sociedade para tratar da segurança alimentar da população. Uma das pautas principais foi o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que está sendo realizado pela Prefeitura de Colombo, e que vai fazer o repasse da produção dos agricultores do município para entidades de cunho social mantidas pela prefeitura, como Centros de Convivência e Projetos Pró-Criando.
Anderson Barbosa e Edson Guarise, responsáveis pelo PAA em Colombo, participaram do evento para alinhar questões finais do funcionamento do programa. O Comsea cadastrou e aprovou as entidades para receber o benefício. A nossa parte é garantir que o processo de fornecimento por parte do agricultor para a Prefeitura, que irá então realizar o repasse, esteja de acordo com todas as normas solicitadas pelo governo, e esta reunião, serviu para finalizarmos estas questões”, destacou Edson Guarise.
Representando a classe dos produtores, estavam José Antônio da Silva Marfil e Werner Fuchs, integrantes da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA), de Colombo. A associação reúne a produção de agricultores orgânicos de diversos municípios e realiza um trabalho de distribuição de alimentos através do PAA da Companhia Nacional do Abastecimento – Conab. “É importante estarmos hoje aqui descrevendo os trabalhos que fazemos em toda a Região Metropolitana, para podermos otimizar a mão de obra. No lugar de irmos até Piraquara distribuir o alimento, podemos realizar aqui mesmo, no município”, descreveu Fuchs. A Aopa atende s omente entidades regularizadas e algumas do município não estavam listadas. Durante a reunião, uma listagem completa de todas as instituições aptas a receber o benefício foi entregue aos representantes, que agora beneficiarão principalmente os moradores da própria cidade.
Legislação
Na pauta da reunião também foram discutidas as alterações na Lei do Comsea previstas no Projeto de Lei n° 17/2013. As mudanças irão possibilitar a adesão do Conselho ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a presidente do Comsea, Fabiana Valentina da Silva, falou a respeito. “O projeto já está na Câmara de Vereadores aguardando aprovação e para o Conselho, além de aderir ao Sisan, as mudanças proporcionarão a alteração na locação dele, que passaria a ser no Gabinete, o que vai trazer mais para o centro da gestão promovendo a integração intersecretarial. Também poderemos alterar o índice de participação da comunidade, hoje os membros são compostos meio a meio por governantes e sociedade civil, e com a mudança teríamos então dois terços da comunidade participando ativamente como conselheiros”, finalizou Fabiana.
Coresan
Colombo também conta com participantes ativos da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Coresan), que atua como uma ponte entre o Conselho Municipal e Conselho Estadual. Estes representantes, durante o encontro, falaram sobre os resultados obtidos durantes as reuniões realizadas mensalmente na EMATER, sobre políticas na área de segurança alimentar e nutricional dos municípios participantes. Além disto, O Coresan também tratou na data, sobre o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, lançado pelo Estado do Paraná no final do ano passado. Os encaminhamentos serão discutidos em Câmaras Temáticas nas próximas reuni&otil de;es.
A próxima reunião do Coresan acontece no próximo dia 10 de abril, as 14h, na EMATER – Rua da Bandeira, 500 – Cabral, em Curitiba, e todos os conselheiros estão convidados. Já no próximo dia 29 de abril, acontece a reunião ordinária do Comsea, às 14h, no Sindicato dos Servidores e Empregados Pblicos Municipais de Colombo – Sismucol, na Avenida das Torres, 136, no bairro São Gabriel. Toda a população está convidada.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile