Eleições 2014: 7 de maio é a data-limite para requerer diversos serviços eleitorais
Falta pouco mais de um mês para terminar o prazo para fazer a inscrição eleitoral, pedir a transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014. O cidadão tem até o dia 7 de maio para realizar qualquer um desses serviços junto a Justiça Eleitoral e, dessa forma, estar apto a votar no pleito deste ano.
O interessado deve procurar um cartório eleitoral mais próximo de sua residência, ou acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer o pré-atendimento e agilizar a retirada ou a transferência do título. Ao acessar o serviço, também chamado de Título Net, basta preencher os campos de identificação até o final e apresentar o protocolo gerado on-line em uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, com a documentação exigida.
Para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos. O título de eleitor é o documento que comprova o alistamento eleitoral e informa o número de inscrição, zona eleitoral e o local de votação.
Já para fazer o pedido de transferência do domicílio eleitoral nos casos em que eleitor muda de município, estado ou país, é preciso apresentar o documento de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. O requerente também deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
Todas as solicitações via internet deverão ser feitas, impreterivelmente, até o dia 2 de maio, ou seja, cinco dias antes do prazo final estipulado pelo Calendário Eleitoral. Após essa data, o pré-atendimento não estará mais disponível e o cidadão deverá comparecer em um cartório eleitoral até o dia 7 de maio para solicitar o serviço desejado. ( TSE)
Inicia tramitação de projeto que reajusta salário mínimo regional
Contents
Eleições 2014: 7 de maio é a data-limite para requerer diversos serviços eleitoraisComputador e livros poderão ser entregues com residências do Minha Casa, Minha VidaConselho de Comunicação pede suspensão de edital para leilão da faixa de 700 MHzIgreja Universal é condenada a indenizar fielEx-deputado distrital é condenado a 15 anos de reclusão por homicídio
Foi lido na sessão de segunda-feira (07) o projeto do Executivo que aumenta o valor do salário mínimo regional. O Paraná tem hoje o maior salário mínimo regional e com o reajuste de 7,34% irá variar de R$ 948,20 à R$ 1.095,60. Este valor é pago a profissionais que não possuem convenção ou acordo coletivo de trabalho, como os trabalhadores agropecuários, da pesca e domésticos. Estima-se que um milhão de profissionais recebam o salário mínimo regional.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, acredita que o projeto terá uma tramitação tranquila na Assembleia. “O reajuste proposto foi amplamente debatido entre as classes dos trabalhadores, dos patrões e o governo do estado. Creio que não haverá empecilho para a aprovação, que deve ocorrer nas próximas semanas.”
O projeto deverá ser analisado pelas comissões permanentes da Assembleia antes de ir a plenário para votação. Caso aprovado e sancionado pelo governador Beto Richa, passará a valer a partir de 1º de maio.
(ALEP)
Produção industrial do Paraná cresce 18,4% – maior do País
A produção da indústria do Paraná cresceu 18,4% em fevereiro. conforme pesquisa do IBGE. É o maior crescimento país. Depois vem Amazonas (7,7%), Rio de Janeiro (1%), Goiás (0,8%), São Paulo (0,7%), Rio Grande do Sul (0,5%) e Santa Catarina (0,5%). A média de crescimento nacional no período foi de 0,4%. As informações são da Folha de S. Paulo.
Dentre as quedas, as mais expressivas ficaram com Espírito Santo (-4,3%), após avançar 2,2% em janeiro, e Pernambuco (-3,9%), que inverteu quatro meses de resultados positivos consecutivos.Também tiveram retração região Nordeste (-1,7%), Ceará (-1,6%), Minas Gerais (-1,6%) e Bahia (-1,2%), segundo o IBGE.
|