Na tarde de ontem(29) no auditório da regional Maracanã, a prefeita Beti Pavin, deu posse ao médico Darci Martins Braga, para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Saúde. Durante a cerimônia de posse, a prefeita agradeceu a colaboração do ex-secretário Fernando Aguilera e falou de sua experiencia como paciente e gestora da área de saúde, referindo-se ao seu estado clinico. A prefeita destacou a importância dos profissionais que atuam na área e de suas ações que contribuem na promoção da saúde e na prevenção de doenças. “Estamos vivendo uma crise nacional que atinge o sistema de saúde e sobrecarrega os municípios que custeiam integralmente os gastos. Por isso,contamos sempre com o apoio dos servidores para que nós possamos continuar dando um bom atendimento aos cidadãos colombenses, disse a prefeita.
Beti Pavin ainda relatou o caso da prefeitura de Curitiba que vem descriminando os pacientes oriundos da região metropolitana, acrescentando que a maior parte dos recursos da saúde fica em Curitiba, em consequência da existências dos hospitais instalados na capital paranaense.
O secretário Darci Martins Braga, se diz um “missionário” e comparou a sua missão como a de Davi diante de Golias, fazendo referencia aos desafios que terá de encarar nos próximos meses à frente da secretaria. Com um profundo conhecimento em diagnosticar as causas e os efeitos colaterais, o Dr. Darci Braga prescreve que o remédio nesse momento para sanar os problemas é a participação efetiva do Governo do Estado que deve deixar de ser apenas parceiro e começar a sentir a necessidade em ajudar.
O novo secretário frisou as mudanças ocorridas na lei de gerenciamento da saúde que sobrecarregou os municípios. ” O que antes era de responsabilidade do Estado, hoje é integralmente dos municípios e o Estado passou apenas a figurar como parceiro no atendimento a saúde”, relata ele. “É preciso rediscutir as obrigações estaduais. É preciso que esse parceiro, sinta a necessidade em nos ajudar, porque se ele não sentir a necessidade em nos ajudar, vai ser muto difícil que ele se mova a faze-lo, porque a lei não mais o obriga. Existe ainda algumas competências e obrigação que são do Estado, mas aquilo que transcende a isso que é a nossa necessidade do dia a dia, eles não tem essa obrigação de dar conta. Então precisamos conversar e rever esse pacto de responsabilidade “, finaliza
A solenidade de posse teve seu encerramento com a participação do Pastor Rodrigo Siqueira, da igreja Assembléia de Deus, Ministério de Colombo que orou e pediu a Deus que abençoe os novos integrantes da Secretaria Municipal de Saúde do Município. Acompanhe mais informações no vídeo abaixo.
Fotos: Blog Ivan de Colombo