Em meio a natureza e servindo como inspiração a Gruta do Bacaetava, foi lançado no ultimo sábado(14)o livro Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná, que conta com 97 histórias escritas por 52 espeleólogos, de diferentes gerações que ao longo desses 30 anos de existência, relataram um pouco da importante história do grupo.
A obra é ilustrada com desenhos da artista Birgitte Tummler, que retrata as Grutas da Lancinha, de Botuverá, do Varzeão, dos Jesuítas, da Ermida, de Terra Boa, do Malfazido, do Bacaetava, Campestrinho e a Furna Buraco do Padre.
O evento também contou com a comemoração de 30 anos de atividades do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná – Açungui – com uma exposição artística histórica “30 anos de GEEP-Açungui”, com desenhos das Cavernas Paranaenses produzidos pela artista Birgitte Tümmler e Esculturas de Desiree Sessegolo. O GEEP-Açungui, uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1987, visando a pesquisa e conservação de cavernas brasileiras, com ênfase no Paraná.
No evento comemorativo dos 30 anos de história, foi realizado no interior da caverna Gruta de Bacaetava atividades culturais, ambientais, além de um pocket show com musica antiga no interior da caverna.