A Prefeita Beti Pavin e o secretário municipal da Saúde, Darci Martins Braga, participaram nesta segunda-feira, 20, em Curitiba, de uma reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. A ocasião também contou com a presença de prefeitos e representantes da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) para receber demandas e ouvir sugestões para melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A reunião com o ministro Barros foi muito esclarecedora e franca no que diz respeito a escassez de novos investimentos. Fiquei muito satisfeita com a abertura que nos proporcionou em pensarmos juntos soluções plausíveis para a melhoria dos serviços de saúde, pois necessitamos destas parcerias”, disse a prefeita Beti Pavin.
Durante a reunião, o ministro apresentou as 11 ações prioritárias do Ministério que englobam melhoria da gestão, informatização do SUS, capacitação, investimentos em infraestrutura e otimização dos recursos, entre outras.
“Precisamos integrar ações para produzir mais com os mesmos recursos. Estou convencido de que há um grande espaço para otimizar a saúde no Brasil”, disse Barros. Também participaram da reunião a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti e o secretário da Saúde, Michelle Caputo.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Darci Martins Braga, o encontro com o Ministro possibilitou uma proximidade maior e o diálogo sobre o real momento econômico brasileiro. “Ficou muito claro que não há novos recursos para os municípios e que otimizar as ações para o correto gerenciamento dos recursos públicos começando pela a informatização do sistema será um dos incentivos do Governo Federal”, informou Braga.
PREOCUPAÇÕES
Entre os assuntos e preocupações apontadas pelos prefeitos e secretários municipais estão mais recursos para o custeio, contratação de médicos e profissionais de saúde, melhorias na infraestrutura e manutenção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Saio daqui com muitas informações, sugestões e reivindicações, e, em especial, com a certeza de que vamos unir esforços para melhorar o atendimento à população”, acrescentou o ministro. O prefeito de Contenda e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Carlos Eugênio Stabach, elogiou a reunião e reforçou o interesse dos prefeitos em ajudar.
Fonte> Preefeitura Municipal de Colombo
—