Garantir que os agentes comunitários da prefeitura estejam capacitados e sensibilizados para atender a população nas ações de controle da Tuberculose, foi com este objetivo que a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Comunicação promoveu na última segunda-feira, 21, um treinamento no Auditório da Regional Maracanã.
A ação reuniu mais de 300 participantes, entre agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros em dois períodos: manhã e tarde – contou com a participação da Prefeita de Colombo Beti Pavin. ““Estamos felizes com a participação dos profissionais e com os resultados e trabalho de cada um. O trabalho de vocês é de extrema importância. E a intenção é aprimorar ainda mais os conhecimentos”, comentou a prefeita.
O curso foi ministrado pelo médico da 2ª Regionais de Saúde Metropolitana, Mauro Barroso. Entre os assuntos abordados estavam história da Tuberculose; aspectos epidemiológicos em Colombo; sinais e sintomas; diagnóstico; tratamento utilizado; monitoramento; ações de Tratamento Diretamente Observado (TDO) e legislação vigente.
“A preparação dos nossos profissionais é fundamental para assegurar que a população seja orientada da maneira correta. Por isso, a preocupação em capacitar os nossos funcionários e deixá-los sempre atualizados”, afirmou o secretário da pasta, Darci Martins Braga.
Sobre a Tuberculose
Tosse persistente por três semanas ou mais, febre baixa de manhã, emagrecimento, sudorese à noite e mal estar geral são os principais sintomas da Tuberculose. E para fazer o diagnóstico da doença é fácil, basta realizar a coleta de escarro (catarro) em duas amostras, considerado de fácil acesso e resultado rápido.
A doença tem cura, leva em torno de seis meses. E o tratamento é feito com antibióticos. Vale lembrar, que a transmissão da tuberculose é de pessoa a pessoa – por meio de gotículas da fala, tosse e espirro do doente.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo