Demorou para acontecer, mas como diz o velho ditado “antes tarde do que nunca”.
O governador Beto Richa, vitorioso na maioria das prefeitura no Paraná, incluindo a capital, começa a fazer seus últimos ajustes na equipe de governo para evitar surpresas de ultima hora. O tucano planeja pousar em 2018 no plenário do Senado Federal em substituição as velhas raposas do Paraná. Mas antes que abandone o ninho tucano instalado no Palácio Iguaçu, algumas medidas estão sendo tomadas para evitar que “ratos e baratas” se apossem do palácio.
Na quinta-feira (03) o governador Beto Richa anunciou a criação do Comitê de Investimento do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios. O comitê, que será regulamentado por decreto, vai normatizar a relação do governo com as prefeituras. Passarão pela avaliação do órgão, empréstimos, transferências voluntárias e repasses para prefeituras. A medida atende recomendação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Com essa medida o governador tira os poderes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) que estava nas mãos do deputado e presidente do PSD Ratinho Jr. Para algumas cidades esta mudança poderá trazer uma aproximação com o Sedu, principalmente para o município de Colombo que ficou esquecido durante esse período de amplos poderes na gestão de Ratinho Jr.
Essa é uma decisão de estratégia politica, uma vez que Ratinho apoiou Ney Leprevot e em tese já é candidato natural ao governo do estado, mas a vice-governadora Cida Borghetti (PP) deverá ser a candidata de Richa.
Quem viver verá !!!