Lira Agibert moradora muito antiga em Colombo, já publicou três bons livros: Memórias de VIRKA. A Alquimista. Domingo. A Pipa e o Vento. e; O Enigma do Talismã de Madrepérola. Mas quero falar de seu quarto livro, sendo editorado para ser enviado para impressão. Entre as Paralelas do Arco-íris e a descrição da saga dos emigrantes Ucranianos Poloneses , Italianos, e Alemães viajando em um mesmo navio cortando as águas do Atlântico arrastando os destinos tantas gerações. A narrativa transcorre ilustrando as apreensões e dramas dos viajantes rumo a um destino que para muitos era incerto. O medo constante de epidemias, e naufrágio era permanente. Lira mostra o desembarque no Porto de Santos e Paranaguá, após passarem pela temível inspeção sanitária no Rio de Janeiro.
O texto vai lembrando ao leitor a cada conflito as consequências histórica resultantes daqueles momentos. Extremamente humano e revelador, o livro leva-nos a uma reflexão honesta sobre os risco que tantas pessoas correram para dividir aqui conosco um pedacinho da Pátria “Brasilis”. Fazendo referencia história aos Ucranianos instalados em Prudentopolis, Lira procura de forma sublime homenagear esses sobreviventes da guerra em seu Pais, que encontrariam refugio em solo Paranaense.
Em conversa franca e informal comigo, enquanto me apresentava um emigrante angolano, essa admirável mulher já com seu setenta anos, expressava emocionada o quanto todos devemos acolher esses “fugidios” que vem sonhar o sonho de ser brasileiros bem aqui próximo dos nossos quintais.Um admirável livro; escrito por uma admirável escritora, admirável ser humano.
Torço para seu trabalho encontre apoio e aceitação na sociedade colombense. Prevista para ser lançado na segunda quinzena de dezembro Entre as Paralelas do Arco-íris, chegara com edição bem reduzida. Já reservei o meu.
Leave a comment