Vereador Pelé faz um balanço sobre a Câmara Municipal de Colombo

Ivan de Colombo

peleO vereador José Renato Strapasson, conhecido politicamente como Pelé,  é nesse momento o mais experiente entre os 17 vereadores que compõem o poder legislativo.  Sua experiência de quatro mandatos, e uma passagem como prefeito interino e também como ex-presidente da Câmara Municipal, pode contribuir para o bom desempenho da Câmara em tempo de crise financeira e a falta de recursos que atinge os setores públicos em todo o país. Para tentar explicar o atual momento que vive a Câmara Municipal, ele cita o filósofo Anaximandro” O ilimitado é o principio e elemento das coisas. Tudo é um principio ou procede de um principio”.

Sempre alerta aos interesses do município, Pelé diz que manterá o estilo fiscalizador e lutará por uma administração com senso de justiça. Nessa entrevista concedida ao nosso Blog, o vereador fala como será a sua atuação na Câmara de  Vereadores a partir de 2017 e da sua expectativa em relação aos vereadores e da nova mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2017-2018.

BIC: Vereador Pelé, mesmo sendo um momento de crise, o sr. resolveu disputar a presidência da Câmara. Existe uma fórmula mágica para enfrentar a crise ?

Pelé:Em toda eleição a população sempre espera que o administrador faça mais e gaste menos. Sabemos que nesse momento muito se fala em crise financeira e política em nosso País. Neste sentido, quero parabenizar o Ex-presidente da Câmara Waldirlei Bueno pela importante redução de gastos efetuada durante o seu mandato. Nosso trabalho se eleito fossemos para presidir a Câmara seria   nesse sentido, trabalhar mais e gastar menos.

BIC: A Câmara passou por profundas mudanças ao longo do tempo, e nesse último mandato com mudanças significativas. Quais as mudanças que o sr. daria destaque ?

Pelé: Destacaria o trabalho dos vereadores do grupo de situação que reduziu de 21 para 17 o número de vereadores. Essa redução de cadeiras contribuiu ainda com a redução no número de assessores pela metade .

BIC: Nessa redução do número de assessores, como foi o critério de escolha para ocorrer a dispensa ?

Pelé: Quando os vereadores ainda tinham os dois assessores, e fomos informados que teríamos  que escolher apenas um,  o processo foi  através da livre indicação. Para atender as necessidades dos parlamentares, foi realizado um concurso público para suprir vagas nos gabinetes e setores da Câmara, isso também permitiu para a economicidade. Esse tipo de ação permite que os futuros presidentes possam continuar proporcionando uma condição melhor para os vereadores poderem trabalhar sem onerar os cofres públicos.  Nesse caso quero parabenizo também o Ministério Público do Paraná que tem se mantido atento à estes ajustes.

BIC: Para o biênio 2019-2020, é quase certo que o sr. estará ocupando o cargo de presidente da Câmara. O sr. continuará  com o processo de mudanças ?

Pelé: Primeiramente irei focar o mandato de vereador. Quanto a ocupar a presidência da casa, acredito que é algo que todos almejam, é lógico que se eleito trabalharei nesse sentido.

BIC: Qual será o perfil do vereador Pelé em seu quarto mandato como vereador ?

Pelé: Estarei exercendo o meu papel de  fiscalizador no legislativo, e esse também deve contar com a  participação constante da população sempre tão atenta aos trabalhos de cada vereador e eventuais desvios de conduta que possam ocorrer.

BIC: Para encerrar, o sr. acredita que essa renovação na Câmara, com vereadores com pouco ou quase nada de conhecimento na administração pública, possa contribuir com o desenvolvimento do municipio em plena crise econômica ?

Pelé: Com toda certeza, assim, acredito que o Legislativo de Colombo dará sua contribuição para a superação da “crise brasileira” mantendo o posicionamento forte no controle dos gastos inciado na história recente da nossa Câmara Municipal.

BIC: Qual a mensagem que você deixa aos seus eleitores?

Pelé: Agradeço a todos que votaram em mim e a todos que confiaram no meu trabalho. Irei continuar legislando e procurando fazer o melhor para o povo colombense.

Share This Article
Leave a comment