Por quê oposição em Colombo….

Lendo essa semana alguns blogues de Colombo, percebi que estão prevendo um raxa na base governista e o surgimento de uma oposição dentro da própria base de sustentação da prefeita. O clima entre os vereadores da base aliada e a prefeita Beti Pavin (PSDB), parece estar em sintonia, mas há quem garante que já demonstra um certo desgaste após a eleição da mesa diretora e para a eleição de 2018 o leite pode azedar de vez.

Na sessão de ontem(21) o estreante vereador Issa da paixão disse “O clima entre os vereadores está gostoso, espero que continue assim”. Mesmo sendo vereador de primeiro mandato,  Issa da Paixão, está se fortalecendo politicamente e o resultado do seu trabalho irá trazer muitos beneficios que contemplará o  municipio  de modo geral. Em sua segunda participação  como vereador ele defendeu uma melhoria na qualidade dos caixões que são fornecidos pela prefeitura. ( Não confundir Issa da Paixão com Issa do Caixão rsrs)

No entanto, o clima de desconfiança deve girar em torno do  posicionamento do vereador Dr. Antoninho. Para quem ainda não está acostumado com a receita do doutor, é bom ir se acostumando com o diagnóstico. Mas dizer que o Dr. prescreve uma receita com 5 vereadores de base como diagnostico para criar uma oposição, é prematuro nesse momento. O Dr. desde a primeira sessão mostrou que tem receita para tudo e para todos. Dois secretários já estão com consulta marcadas, o secretário de obras que deve explicar a situação de postes que atrapalham os pedestres , mesmo depois das obras concluídas e o secretário de saúde que teve sua consulta agendada ontem(21), para ser sabatinado  pelos novos vereadores e assim dar explicações sobre a  distribuição de medicamentos controlados nos postos de saúde de Colombo e a ausência de um Pronto Socorro na Sede do Municipio.

Só lembrando que a solicitação da presença do Dr. Braga, partiu do vereador Baggio. Mesmo assim, o vereador Dr. Antoninho (PSDB), se comprometeu a questionar a Secretaria Municipal de Saúde sobre como é feito o processo de licitação e distribuição desses itens. Dizem que Dr. Antoninho tem o sangue definido pelo fator Rh.

Na sessão de ontem, também houve questionamentos de alguns  vereadores da base aliada da falta de calçadas no programa do asfalto de baixo custo. A explicação veio através do vereado Marquinho Berlesi. Marquinho esclareceu aos demais vereadores que na gestão Beti Pavin, os asfaltos do Plano Comunitário foram construídos todos com calçadas, até mesmo onde os moradores haviam optados apenas pelo meio fio.

Se posicionando como líder da prefeita, já que oficialmente não existe, o vereador Marquinho disse. “Todos os novos projetos da prefeitura para melhorias nas vias têm vindo com asfalto completo, incluídos meio-fio, calçamento, sinalização. O que a comunidade tem enfrentado são dificuldades em ruas feitas em gestões anteriores, que utilizava três padrões de obras e nem todos vinham completos. A prefeita precisa, agora, de tempo para ajustar essas ruas que precisam do calçamento ou da sinalização”, esclareceu o vereador.( segundo consta no site da Câmara). O que precisa ficar claro aos vereadores, é a necessidade de respeitar e os cidadãos que estão inclusos no Plano do Asfalto Comunitário, pois nesse plano estão inclusos meio fio e calçadas. A pavimentação do asfalto de baixo custo é a priori grátis.

Marquinho ainda disse que não há necessidade da presença do secretário de Saúde durante a sessão para esclarecimentos, o Dr, Braga pode ser convidado pelo presidente da comissão de saúde, Dr. Antôninho,  para participar da reunião no dia em que os membros da comissão se reunirem, sugeriu Berlesi.

Diante da postura dos vereadores no início dessa legislatura, não vejo motivos nesse momento em haver uma oposição que sempre fez uso de métodos antigos para criticar os vereadores de base e ser contra a prefeita ou prefeito que estiver no poder.  É lógico que também não devemos descartar a possibilidade da existência de um grupo que esteja pensando em se rebelar, como avaliam alguns blogues. No entanto, na Câmara o que deve prevalecer é a opinião pública da maioria e nunca um clima de negociatas e muito menos vereadores desinformados que estão propensos a cometerem erros por falta de informação.

Para finalizar, percebo nessas duas sessões que existe uma vontade grande de todos de mostrarem trabalho,  mas   antes devo alertar que atrás do teor das polemicas sem conhecimento de causa, pode existir um clima de desgaste. Por isso. antes de se posicionarem em plenário, é necessário haver mais esclarecimento e evitar as polemicas e discutirem os assuntos com conhecimento e responsabilidade.

Já dizia um ex-presidente da Câmara ” A  crítica política construtiva faz bem à democracia … se insere no jogo democrático e faz bem para a democracia”.

Então….Por quê oposição em Colombo…

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile