Na sexta-feira, 26, a fé à Nossa Senhora do Caravaggio, reuniu centenas de pessoas no centro de Colombo para dar início a 41ª Romaria. Às 6 horas da manhã, reunidos em frente a Igreja Matriz os fiéis deram início a peregrinação. Os romeiros em uma demonstração de fé, amor e devoção, fizeram a pé um percurso de 12 Km, até chegarem ao bairro Capivari, onde está localizado a Capela São Pedro.
Sobre a Romaria
O tema para este ano foi “Maria, faz-nos cultivar e guardar a criação”. De acordo com um dos organizadores, Carlos Dallazuanna, o inicio das festividades é marcado pela novena preparatória, seguida pelos jantares, que acontece, durante nove sábados, na capela São Pedro, no Capivari. “Aproximadamente, dois meses antes da romaria é realizada a novena preparatória em celebração a Nossa Senhora do Caravaggio, com a participação das comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, tendo para cada um dos nove dias da novena, um tema específico. Neste tempo, a união se transforma em fé e confraternização”, destaca. No dia 21de maio houve a solene transladação da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. A concentração foi em frente à Igreja São Pedro, às 18h30, no bairro Capivari. Os romeiros das comunidades próximas seguiram em uma procissão motorizada até o centro de Colombo. Às 19h30, os fieis foram acolhidos, junto à Imagem, na Igreja Matriz para a celebração da santa missa.
Em 1977, em uma de suas idas à Capela de Capivari, o saudoso Padre Valério Mascarello, cp., dispondo de um tempinho antes da Missa, subiu ao antigo coro da Capela. Ali, em meio a muitas outras, deparou com uma imagem desbotada pelo tempo. Não lhe foi difícil descobrir que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, dado ser o referido Padre originário da Diocese de Caxias do Sul (RS) da qual Nossa Senhora de Caravaggio é a Padroeira. Com o assentimento da Comissão da Capela, Pe. Valério levou a vetusta e desgastada imagem ao Pe. Gregório Ligeri que, como devoto e artista, a restaurou. Surgiu, então, a ideia de devolver a imagem à Capela de Capivari mediante “improvisada” Romaria, em 26 de Maio de 1977, que reuniu umas 800 pessoas, perfazendo a caminhada de Colombo a Capivari.
No ano seguinte e até hoje, de maneira mais organizada, sempre no dia 26 de Maio, agora já precedida de um tríduo celebrativo na Matriz, a Romaria teve um aumento de romeiros. A animação espiritual sempre esteve a cargo do Pe. Gregório coadjuvado pelos seus Irmãos da Congregação Passionista. A Romaria já é patrimônio espiritual da Paróquia de Colombo e circunvizinhanças cujas multidões, em uníssono, entoam hinos de louvor à santíssima Trindade que faz maravilhas pela intercessão da Mãe de Deus e da Igreja sob o título de Nossa Senhora De Caravaggio.