Médicos em Colombo realizam “operação tartaruga” e podem responder por omissão de socorro.

Dr. Darci Martins Braga(Secretá. de Saúde de Colombo).
Foto: Blog Ivan de Colombo

O médico e Secretário de Saúde do Municipio de Colombo, Darci Martins Braga, em Sessão Ordinária realizado nesta terça-feira(27) na Câmara Municipal, usou a Tribuna Livre para agradecer o apoio que vem recebendo dos vereadores no ajuste de medidas que está sendo implantando para melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes e proporcionar melhorias aos profissionais que atuam na área da saúde. Braga destacou a importância da aprovação do projeto 007 que concede aumento no piso salarial da categoria e que em alguns casos o reajuste chega em até  66%.

Na oportunidade o secretário denunciou que está havendo uma “operação tartaruga” no atendimento aos pacientes do PA Maracanã. Essa operação segundo Braga, tem a intenção de jogar a população contra a administração do Município e garantir mesmo que ilegalmente o interesse de apenas  11 médicos que trabalham apenas 12 hs e recebem como se cumprissem 20 hs trabalhadas como os demais. Essa medida de ajuste é uma determinação do Ministério Público que obrigou o Município a ajustar os horários conforme o Estatuto do Servidor do Município de Colombo, esclareceu Braga.

A estratégia segundo ele, consiste em manter os leitos cheios e pacientes internados muito além do necessário. Ainda segundo Braga, essa operação teve inicio logo após o Ministério Publico editar uma recomendação administrativa onde deixou claro que saúde é serviço essencial e deve ser atendido 100%, sob pena dos médicos responderem por omissão de socorro. ” Os médicos tem por lei o poder da decisão da sua conduta médica. No entanto, ao manterem os leitos cheios e pacientes internados muito além do necessário, conseguem com isso passar a informação que não existem vagas, inclusive impedindo atendimento dos pacientes socorridos pelo SAMU“, denunciou Darci  Braga.

Ouça o que disse Darci Braga sobre a greve dos médicos em Colombo.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile