Ministro da Saúde Ricardo Barros visita a cidade de Colombo e anuncia 10 leitos de UTIs para a Santa Casa

Ivan de Colombo

Ministro da Saúde Ricardo Barros, esteve nesta sexta-feira(07) na cidade de Colombo, onde anunciou a liberação de recursos que serão importantes no processo de reabertura do hospital da Santa Casa da Misericórdia Nossa Senhora do Rosário de Colombo.  Através dessa liberação será possível promover reformas e aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a entidade.

O ministro também  anunciou nesse primeiro momento a instalação de 10 leitos para UTIs. Segundo o diretor geral da Santa Casa, Diogo Vasconcelos, essa é mais uma grande conquista da gestão da prefeita Beti Pavin e do vice Sérgio Pinheiro.

Foto:BIC

A prefeita Beti Pavin explica que o recurso é resultado de um processo de habilitação da Santa Casa junto ao ministério da Saúde. ” A Santa Casa foi interditada em janeiro de 2012 na gestão do ex-prefeito. Todos os esforços foram feitos até aqui para que a a Santa Casa fosse reaberta como hospital. Como sempre eu tenho dito, “é fácil deixar fechar, difícil é reabrir”. A população de Colombo logo contará com esse hospital  funcionando de verdade. A liberação de leitos de UTIs  será um grande legado que o Ministro Ricardo Barros deixará em Colombo, disse a prefeita.

Em setembro de 2016, o ministro esteve em Colombo para conhecer a estrutura do hospital e seus serviços. Na ocasião a Prefeita falou ao ministro da necessidade do município em receber recursos para otimizar os investimentos na área da saúde e da importância que a Santa Casa de Colombo tem como hospital, não só para Colombo, mas também para as cidades que fazem divisa com o município. De acordo com os dados divulgados, antes do fechamento, a Santa Casa realizava aproximadamente 6.500 atendimentos/mês entre consultas, exames e internamentos e 750 Procedimentos/Cirurgias, sendo que 98% destes atendimentos, eram atendidos pelo SUS. “Este é um importante investimento de apoio à cidade de Colombo. Os recursos irão garantir a expansão de serviços e qualificação da assistência à população” disse o vice-prefeito Sérgio Pinheiro

A Santa Casa de Colombo conta com um Centro Cirúrgico com três salas equipadas, centro de material esterilizado, pronto-atendimento, áreas de apoio (técnica e administrativa), centro de especialidades, exames e laboratório. Sendo um hospital de referência para o município de Colombo.

A Santa Casa possui cerca de 40 leitos e realiza atendimentos em diversas especialidades, como angeologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, obstetrícia, e ortopedia.

O ministro da saúde, Ricardo Barros, foi recebido pela Prefeita de Colombo, Beti Pavin, o vice-prefeito Sérgio Pinheiro, secretário de Saúde, Darci Martins Braga, o diretor financeiro do hospital, Diogo Vasconcelos, pelo presidente da Câmara Municipal Vagner Brandão, diretores e secretários municipais, convidados, vereadores do município e os  ex-vereadores Gil Gera, Ratinho Gotardo e Renato da Farmácia. O deputado federal Luciano Ducci e o diretor da Segunda Regional Metropolitana,Guilherme Graziani também estiverem presentes.

Share This Article
Leave a comment