Terminou nesta sexta-feira, 18, a 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em Foz do Iguaçu. Antes desta conferência de Foz, a prefeitura de Colombo realizou o dia 03 de junho de 2016, no Auditório da Regional Maracanã, a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema:“A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Na ocasião também foram eleitos os delegados que representaram o município em âmbito estadual e ainda os conselheiros do Conselho Municipal da Cidade em conformidade com a Lei 1412/2016.
Delegados eleitos: Tânia Mara Tosin – Executivo, Cezar Bittencourt – Executivo, Antonio Ricardo Milgioransa – Executivo,Evandro Busato – Executivo,Nilva Volpi – Executivo,Dinah Hastri – Executivo,Maristela Guimarães – Executivo,Douglas Viero – Executivo, André Feliciano – Executivo, Carla Orosmos – Executivo, Fabio Schueler Pinto – Executivo, Marisa Valério – Executivo, Helio Feitosa – Legislativo, Alerino Adrião – Associação Guaraituba, Maria Aparecida Ancelmo – Associação Parque Embu, Alaor Ferreira – Associação Parque Embu, Alessandro Ferreira – Associação Parque Embu, Gilmara Aparecida de Lima – Associação Monte Castelo, Josmar Amaral – Associação Monte Castelo, Jose Leite – APEDEC, Patrícia Gimenes Ramos – Ong Cedea, Suplentes : José Francisco da Silva e José Pereira da Silva (Ong Cedea).
Conselho Eleito( Titulares): Gilmara Aparecida de Lima – Associação Monte Castelo, Maria Aparecida Ancelmo – Associação Parque Embu. Suplentes: Alerino Adrião – Associação Guaraituba, Alessandro Ferreira – Associação Parque Embu. Ongs(Titulares): José Leite – Apedec. Suplente: José Pereira da Silva – Cedea, Valmir Soares da Silva – Entidade Profissional/Acadêmica,Aldemair Brito – Entidade Empresarial.
A 6ª Conferência Estadual das Cidades, teve a presença da prefeita Beti Pavin, o vice-prefeito Sérgio Pinheiro, os vereadores Edson Baggio, Vardão, Marquinho Berlesi, Pastor Gerson, Issa, Élcio do Aviário e Marcos Dumonte. “As conferências são mecanismos importantes e decisivos para apoiar o poder público nas definições das políticas que venham de encontro as principais necessidades e anseios da população. É pensar na cidade, os seus rumos, o planejamento, o trabalho em prol da qualidade de vida de todos”, destacou a prefeita Beti Pavin presidente de honra da 6ª Conferência.
Na abertura oficial da 6ª Conferência, 16 de agosto, o Governador Beto Richa, destacou a importância do evento e disse que o seu governo está atuando para o desenvolvimento de todos os municípios do Paraná. O governador falou sobre o apoio do Governo do Estado para garantir investimentos que melhorem as condições de vida da população. Somente para obras e equipamentos urbanos já foram disponibilizados R$ 2,3 bilhões para prefeituras. “Nossa gestão prioriza as cidades, os bairros, os distritos rurais e as pequenas comunidades”, afirmou. “Vamos continuar agindo em parceria, em sintonia com os interesses e demandas das comunidades”, disse Beto Richa. O governador ainda falou sobre a redução da pobreza no Paraná em 57,4%. “Número alcançado graças a programas que atendem emergencialmente as pessoas, como o nosso Família Paranaense, que é modelo nacional. O programa visa a emancipação do pai e da mãe da família, que recebem auxílio do governo, mas têm obrigação de participar de projetos de mão de obra e qualificação profissional”, salientou.