Temer autoriza empresas internacionais a derrubar área na Amazônia para extração de minerais…

Um decreto do Presidente Michel Temer extinguiu uma área de reserva ambiental na Amazônia de 46.450 km2 , O objetivo é abrir esta área protegida entre os estados do Amapá e do Pará à exploração das grandes empresas internacionais de extração de minério, pois existem ali grandes reservas de ouro, ferro e cobre, entre outros minerais. É também uma forma de Temer pagar favores à bancada ruralista, cujo apoio foi fundamental ao Presidente para evitar a investigação por corrupção que poderia levar ao impeachment.
A Reserva Nacional de Cobre, ou Renca, como é também conhecida, foi criada em 1984, ainda durante a ditadura militar, não com a preocupação de proteger o ambiente, mas para travar o avanço da petrolífera BP, que tinha interesse em investir na região. O regime de então preconizava que fosse uma empresa estatal a explorar a riqueza mineral que foi sendo ilegalmente explorada por garimpeiros durante estas três décadas. denuncia a organização de defesa do ambiente WWF Brasil.
A Noruega é o maior doador mundial para a proteção das florestas tropicais e, desde 2008, investiu mais de 1100 milhões de dólares para ajudar o Brasil a preservar a Amazônia, diz a Deutsche Welle Brasil. Em 2016, Oslo deu cem milhões de dólares ao Brasil, mas no ano que vem, a contribuição norueguesa vai ser drasticamente reduzida, disse o ministro do Ambiente, Vidar Hegelsen. Provavelmente para metade, “talvez mais”.
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile