Nilton Mello, presidente da PARCEIROS DO RIM, vice presidente do Conselho Municipal de Saúde de Colombo, esteve nesse evento representando Colombo e o Paraná. E declarou para nossa equipe que já marcou uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para iniciar uma campanha permanente em nossa cidade de PREVENÇÃO DAS DOENÇAS QUE CAUSAM A INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA.
Dados da Sociedade Internacional de Nefrologia apontam que a prevalecia da IRC é maior em mulheres (14%) do que em homens (12%). De cada 5 homens e quatro mulheres entre 65 e 74 anos um sofre com problemas renais.
Além de um estilo de vida mais saudável, o diagnóstico precoce é importante para garantir tratamento adequado, conforme destacou o senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), que é médico. Mas o parlamentar lamenta a falta de atenção do governo federal e a dificuldade para os pacientes encontrarem o serviço de diálise em sua cidade.
— Existe um verdadeiro descompasso. Em muitas localidades há um verdadeiro vazio assistencial e pacientes precisam viajar horas e horas para ter atendimento — apontou o senador, que propôs a realização da sessão.
— A prevenção tem que ir mais fundo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) nos chama a atenção que os alimentos industrializados, os agroquímicos e a baixa ingestão de água são alguns dos fatores que causam a falência dos sistemas renais do corpo — sublinhou.
Segundo Kleyton Bastos, da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Doença Renal Crônica é silenciosa, o que dificulta o diagnóstico.
Os senadores Elber Batalha (PSB-SE), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Hélio José (PROS-DF) também enfatizaram que o governo e o Congresso Nacional precisam reforçar a atenção à prevenção das doenças renais e estimular os cuidados com a saúde da mulher.